Estética

Saiba quais os cuidados com a barba são indispensáveis

Por Redação Doutíssima 27/05/2015

Alguns homens podem até esquecer, mas os cuidados com a barba são essenciais. A barba já se tornou um ícone de beleza masculina, principalmente entre os jovens. Ela, aliás, é tendência mundial no universo masculino e os homens mais antenados já aderiram aos pelos compridos ao redor do rosto.

 

Mas para ter um visual bonito e admirável, é preciso manter os cuidados com os pelos, assim como as mulheres têm com os cabelos.

Não basta dar férias às lâminas e ao barbeador. Para manter a barba limpa, bonita e saudável é preciso dedicação e comprometimento. A paciência também faz parte das virtudes necessárias aos homens que querem cultivá-la, já que os fios podem demorar bastante para crescer.

cuidados com a barba

O shampoo e o condicionador podem deixar os pelos da barba hidratados e limpos. Foto: iStock, Getty Images

Por que manter cuidados com a barba

Uma notícia divulgada em diversos meios de comunicação questionou o quão saudável é ter barba. Isso porque pesquisadores microbiologistas do Novo México, nos Estados Unidos, encontraram, em barbas, algumas bactérias também presentes em fezes.

Os voluntários do estudo tiveram suas barbas exploradas por um cotonete, que depois foi analisado em laboratório. Apesar de fazer os pelos parecerem totalmente anti-higiênicos, os pesquisadores informaram que alguns cuidados já são suficientes para que as bactérias fiquem longe.

Basta lavar os pelos no rosto com frequência e não ficar passando as mãos o tempo todo para evitar a contaminação e proliferação de sujeiras no local.

Passos essenciais aos cuidados com a barba

Apesar dessa matéria focar em barbas, todas as dicas de cuidados podem ser adaptadas para qualquer outro tipo de pelo no rosto: cavanhaque, bigode, costeletas etc. As recomendações podem parecer longas, mas os passos são simples e fáceis de seguir.

Ao lavar os cabelos no banho, com shampoo e condicionador, inclua a barba. Se a sua for ainda muito curta, um bom sabonete para o rosto é mais indicado para não agredir a pele por baixo dos fios. Dos produtos usados nos cuidados com a barba, o condicionador deve ser aplicado em pouquíssima quantidade e apenas nas pontas.

Quem tem pele oleosa pode notar descamação no rosto na região onde ficam os pelos. Nesse caso, você pode usar shampoo anticaspa.

Se você quer manter a pele saudável, também é importante que os fios fiquem secos após lavar. Assim como dormir com os cabelos molhados prejudica os fios e a pele, o mesmo acontece com a barba.

 

Cuidados com a barba para deixá-la uniforme

A barba uniforme nem sempre é fácil de atingir. Quem tem pelos ralos ou falhas nessa região da face pode encontrar algumas dificuldades em manter os cuidados com a barba. Nesses casos, talvez pelos mais curtos com aquele visual “por fazer” seja a melhor opção.

Quem consegue deixar os fios longos e bem distribuídos tem outro cuidado a tomar: as pontas precisam ser aparadas. Isso porque os fios não crescem de maneira ordenada, e em alguns locais a barba fica mais comprida. A tesoura ou a máquina de cortar cabelos são as melhores opções para formatar os fios.

Outro ponto importante é mantê-la em harmonia com o corte do cabelo. Por isso, os cuidados com a barba estão sempre aliados aos fios no topo da cabeça. Uma visita mensal a um cabeleireiro e barbeiro pode ser a melhor solução para um visual charmoso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!