Fertilidade

Aprenda a identificar o período fértil feminino

Por Redação Doutíssima 28/05/2015

Muitas mulheres costumam ter dúvidas sobre o período fértil feminino. Afinal, o organismo humano é cheio de complexidade, ainda mais quando se trata das mulheres. O ciclo menstrual é o que costuma gerar mais dúvidas, principalmente quanto à gestação e ao período fértil.

 

Há mulheres que sequer entendem o que é e como acontece o período fértil feminino. Ele envolve o controle da menstruação para que seja possível planejar, ou evitar, a gravidez. Mas é justamente esse cálculo que acaba gerando muitas dúvidas.

periodo fertil feminino

O período fértil pode ser o melhor momento para as mulheres tentarem engravidar. Foto: iStock, Getty Images

Como calcular o período fértil feminino

No entanto, ao contrário do que se pode pensar, identificar o período fértil não é algo tão difícil se a mulher apresenta um ciclo menstrual regular. É preciso apenas verificar o dia da última menstruação e contar, a partir do primeiro dia do sangramento, 14 dias.

 

Para saber se seu ciclo é regular, verifique se ele leva 28 dias. Há, porém, ciclos um pouco menores, que levam até 25 dias ou mesmo maiores, de 40 dias.

 

Esses dois últimos são considerados ciclos irregulares e as mulheres que apresentam esse tipo de ciclo têm mais dificuldades em encontrar seu período fértil.

 

O período fértil feminino tem duração aproximada de seis dias e embora esteja dentro de um padrão, não é igual para toda mulher. Depois de identificá-lo, o desafio é saber quantos dias dura o ciclo menstrual.

 

Assim, para identificar o período fértil feminino, se o ciclo menstrual não for regular, os médicos sugerem fazer uma média do último semestre para saber o intervalo entre cada menstruação.

 

Ao saber a quantidade de dias do ciclo, basta contar 14 dia a partir do primeiro dia da menstruação. Quando encontrar o dia, conta-se dois dias antes e dois depois. Esses dias compreendem o período fértil feminino, sendo que o 14º dia é o mais fértil

 

Período fértil feminino, chance maior de engravidar

Segundo informações do Ministério da Saúde, 50% das relações sexuais ocorridas no período fértil terminam em fecundação. Essa taxa é uma característica da reprodução dos humanos.

 

Aproveitar e entender o período fértil é especialmente importante para quem deseja engravidar, pois ele é muito curto. É nessa fase do mês que a mulher ovula, e a ovulação acontece somente uma vez a cada ciclo. Dessa forma, identificar esses dias pode auxiliar a engravidar mais rápido.

 

A fase fértil da mulher pode ser usada como importante ferramenta para planejamento familiar e servir de “termômetro” para que os casais se organizem. O conselho é que mantenham o máximo possível de relações sexuais durante esses dias.

 

Para as que têm o ciclo menstrual bem normal, encontrar o período fértil, como dissemos, não tem mistério, para isso, basta só contar os dias. Mas, para as que têm o ciclo irregular, calcular com precisão é um pouco mais complicado. Mas não é impossível. É preciso apenas se dedicar a um controle bem rigoroso.

 

Se o seu ciclo é irregular e você quer identificar o seu período fértil, alguns sinais podem avisá-la. O mais importante desses sinais é o muco cervical, que consiste numa secreção expelida pela vagina que ganha mais intensidade nos dias férteis. Essa secreção não tem cheiro e sua consistência lembra a clara de ovo.

 

Outro sinal bem importante do período fértil é o significativo aumento da libido, quando o desejo sexual aumenta. Você também sentirá leve desconforto no baixo ventre, como uma pequena cólica.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!