Nutrição

Tire proveito dos benefícios da panqueca com farinha de aveia

Por Redação Doutíssima 28/05/2015

A panqueca com farinha de aveia é uma receita muito simples e versátil. É possível fazer tanto uma versão doce quanto salgada. Além disso, seus ingredientes são muito benéficos para a saúde e a manutenção da boa forma física. A farinha de aveia, por exemplo, pode ser uma ótima substituta para a farinha branca em vários pratos.

 

Panqueca com farinha de aveia faz bem à saúde

Substituir a farinha tradicional pela farinha de aveia acrescenta bastante fibra alimentar à receita de panqueca. Essa fibra é benéfica para sua dieta porque pode até mesmo ajudar a melhorar a função do sistema imunológico.

panqueca com farinha de aveia

Farinha de aveia é rica em fibras e pode equilibrar níveis de glicose no sangue. Foto: iStock, Getty Images

Pesquisadores americanos constataram uma queda surpreendente de 17% no colesterol de 1.450 voluntários que comeram duas fatias de pão de farinha de aveia por dia. A aveia é uma fonte significativa de proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina E, cálcio, ferro e outros minerais saudáveis.

 

Outros estudos indicam que a fibra beta-glucano da farinha de aveia ajuda a reduzir o risco de diabetes tipo 2. A Associação Americana de Diabetes recomenda que as pessoas diabéticas comam aveia porque o alimento auxilia na manutenção equilibrada dos níveis de glicose no sangue.

 

Como usar a farinha de aveia na cozinha

Como ela se comporta de forma muito parecida que a farinha de trigo, não é apenas na panqueca com farinha de aveia que você pode usar essa farinha. É possível colocá-la em diversas receitas.

 

Ela oferece uma textura suave e macia para receitas que vão ao forno, com um sabor que lembra noz-moscada e manteiga.

Você pode usar a farinha de aveia para dar uma textura mais leve a um bolo de cenoura, por exemplo, substituindo uma parte da quantidade de farinha de trigo ou integral da receita original.

 

Você já tentou fazer alguma receita com aveia, mas se incomoda com a textura dos flocos? Pois bem, a farinha feita a partir da aveia é uma forma de ter os mesmos benefícios do seu principal ingrediente, mas com uma textura muito mais agradável.

 

Ela é útil para o cozimento tradicional. Tente usá-la para amassar pão de trigo integral, pois ajuda que a massa não grude. Ao contrário da farinha regular, a massa não vai endurecer.

 

Receita de panqueca com farinha de aveia

Confira uma receita de panqueca com farinha de aveia para você incluir na sua dieta e, assim, usufruir dos benefícios desse ingrediente tão saudável.

Ingredientes:

– 1 ¾ xícara de farinha de aveia

– 1 colher de chá mascavo ou demerara

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– ¼ colher de chá de sal

– 1 xícara de leite

– 1 ½ colheres de sopa de óleo de canola

– 2 ovos grandes

– ½ colher de chá de baunilha (opcional)

 

Modo de preparo:

Para fazer sua panqueca com farinha de aveia, pré-aqueça uma frigideira antiaderente. Adicione todos os ingredientes secos em uma tigela e misture. Depois, adicione todos os ingredientes molhados em uma segunda tigela e misture. Agora, coloque a mistura dos ingredientes secos com a dos ingredientes molhados e bata até virar uma massa.

Então, coloque uma quantidade suficiente de massa para cobrir o fundo da frigideira e deixe cozinhar dos dois lados. Depois é só rechear a sua panqueca com farinha de aveia conforme seu gosto.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!