Exercícios

Body Fitness exige músculos definidos e pouca gordura

Por Redação Doutíssima 29/05/2015

Mulheres que gostam de malhar e querem esculpir o corpo, deixando músculos em evidência, precisam conhecer o Body Fitness. Categoria de competições nacionais e internacionais, esse estilo é a melhor opção para quem busca um reconhecimento estético do trabalho de exercícios musculares.

 

Entenda o Body Fitness

Segundo a Confederação Brasileira de Musculação, Fisioculturismo e Fitness (IFBB), a categoria Body Fitness foi implementada pelo órgão em 2002 para dar chance a um grupo de mulheres que desejavam competir por possuir um físico bem torneado e atlético, mas que não desejavam realizar apresentações do round coreográfico da categoria Fitness Coreográfico.

body fitness

Mulheres com físico atlético podem participar de categoria de competição fitness. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com o professor de Educação Física e Coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Feevale, Rafael Machado de Souza, a categoria é ideal para quem busca um corpo magro com grande exposição muscular. “ É uma questão estética”, comenta.

Essa categoria de competição, existente a níveis estaduais, nacional e internacional, avalia a aparência do corpo feminino como um todo, e não apenas o volume muscular. As qualidades observadas pelos árbitros são:

– Aparência atlética

– Tônus muscular

– Forma feminina

– Baixa quantidade de gordura corporal

– Visual dos cabelos e beleza facial

– Estilo de apresentação

– Confiança, equilíbrio e graça

Cuidados para a prática de Body Fitness

Para quem não pratica exercícios intensamente e quer começar a treinar para uma competição de Body Fitness, o professor Rafael recomenda o acompanhamento muito próximo de um educador físico e um orientador nutricional.

Outra recomendação do entrevistado, que serve para qualquer pessoa que quer iniciar a fazer atividades físicas, é consultar um cardiologista. “É preciso fazer um check-up com treino de resistência e eletrocardiograma para saber o nível de resistência do seu corpo”, orienta.

Pelas características de esforço intenso, Rafael explica que a rotina do Body Fitness é uma prática que jovens aguentam com mais facilidade. “A alta intensidade, exercícios com muito peso, dieta hipercalórica e o estresse de treinar várias vezes na semana têm um custo físico e mental alto”.

Quem pensa em começar, precisa saber que mesmo com treino intensivo e alimentação orientada a resultados, o físico não vai chegar a um estágio avantajado em um mês. Nem em seis.

Isso porque antes de iniciar o treinamento focado em competições, quem se interessa pelo Body Fitness precisa passar por uma fase de adaptação. Segundo o educador físico, somente após aproximadamente meio ano de preparo físico é que se inicia o treino pesado, com foco no desenvolvimento da musculatura para competições.

Como em qualquer prática esportiva que visa saúde e resultados em determinado tempo, os hábitos alimentares precisam estar aliados às sessões de exercícios. Por isso, é essencial o acompanhamento de nutricionista ou especialista na área de nutrição esportiva.

Ao tirar o corpo da rotina, você precisa reavaliar o gasto energético e as necessidades nutritivas do corpo. No caso do Body Fitness, é preciso se alimentar de maneira a estimular a queima de gordura e a obter ganho de massa muscular a ponto de ficar visível.

Com os cuidados necessários e orientações de bons profissionais, quem sabe dentro de um ano você já esteja participando da primeira competição.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!