Clínica Geral

Confira 10 alimentos que ajudam a equilibrar a flora intestinal

Por Redação Doutíssima 29/05/2015

O sistema digestivo é o lar de trilhões de micro-organismos que colonizam o intestino e que, juntos, formam a flora intestinal. Esses micro-organismos têm uma série de funções vitais no corpo e, por isso, é importante cuidar disso. Especialistas acreditam que ela pode ser a principal causa de muitas doenças. Consumir alguns alimentos ajuda bastante nessa missão.

 

Flora intestinal e a sua saúde

Muitos comerciais de TV indicam alimentos para manter uma flora intestinal saudável. Mas você sabe o que é isso e como ela contribui para a sua saúde? Nada mais é do que o conjunto de micro-organismos que habitam nosso sistema digestivo, principalmente o intestino.

flora intestinal

O iogurte e as castanhas são alimentos que podem equilibrar a flora do intestino. Foto: iStock, Getty Images

“A flora normal encontra ambiente favorável, estável para proteção, transporte e absorção de nutrientes em seu hospedeiro, que obtém benefícios nutricionais, digestivos e estímulos para o desenvolvimento do sistema imunológico”, explica José Gabel, vice-presidente do departamento de Cuidados Domiciliares da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

 

Ele ainda diz que a flora do intestino, quando equilibrada, ajuda na proteção contra a colonização e infecção por micro-organismos considerados patogênicos.

 

O especialista revela que a flora intestinal começa a se formar logo após o nascimento, e que sofre influência de fatores como a idade gestacional, o tipo de parto e a dieta de leite materno ou fórmulas. Ela é constituída por mais de 200 espécies de bactérias, dependendo de fatores como idade, nutrição e dieta, sexo, genética, estresse, desmame e erupção dental.

 

De acordo com Gabel, é possível aumentar o número de micro-organismos benéficos à saúde com a adição de probióticos na alimentação. “Eles são agentes terapêuticos que se incorporam à microflora intestinal e abrandam a resposta imunológica sistêmica e local, atenuando a resposta inflamatória intestinal. Esta inflamação, se excessiva, pode causar danos à saúde, como alergias e doenças autoimunes”, alerta.

Alimentos que podem equilibrar a flora intestinal

Alguns alimentos incorporados à dieta podem ajudar a equilibrar a presença desses micro-organismos no intestino. Confira:

1. Nozes

flora intestinal

Nozes são uma excelente fonte de manganês e zinco. Foto: Shutterstock

São uma excelente fonte de manganês e zinco, nutrientes que trabalham no reparo da mucosa intestinal.

 

2. Alho e cebola

flora intestinal

Alho e cebola contêm uma substância chamada cisteína. Foto: Shutterstock

Esses alimentos contêm uma substância chamada cisteína, que é um ótimo antioxidante.

 

3. Iogurte probiótico

flora intestinal

Para melhorar a absorção de nutrientes a sugestão é ingerir iogurte probiótico. Foto: Shutterstock

Os probióticos são excelentes estimuladores da proliferação das boas bactérias intestinais e melhoram a absorção de nutrientes.

 

4. Chocolate

flora intestinal

Chocolate com alto teor de cacau pode conter produtos lácteos probióticos. Foto: Shutterstock

Quando a qualidade do chocolate é mais pura, como nos chocolates com alto teor de cacau, esse alimento pode conter produtos lácteos probióticos.

 

5. Frutas cítricas

flora intestinal

Frutas cítricas protegem contra o câncer e ajudam na produção de colágeno. Foto: Shutterstock

Frutas cítricas são uma boa opção para regenerar o intestino. Dentre elas, limão, laranja, tangerina e acerola, que também protegem contra o câncer e ajudam na produção de colágeno.

 

6. Alcachofras

flora intestinal

Alcachofras ajudam a promover o crescimento de bactérias benéficas. Foto: Shutterstock

São probióticos potentes, o que significa que contêm nutrientes não digeríveis que ajudam a promover o crescimento de bactérias benéficas no seu sistema digestivo.

 

7. Microalgas

flora intestinal

Algas ajudam a aumentar o número de lactobacilos no intestino. Foto: Shutterstock

São alimentos como algas spirulina, chlorella e as algas azuis ou verdes. Esses probióticos apresentam um aumento no número de lactobacilos no intestino.

 

8. Soja

flora intestional

Alimentos como a soja auxiliam a reconstrução do tecido epitelial da mucosa intestinal. Foto: Shutterstock

Ajuda na reconstrução do tecido epitelial da mucosa intestinal.

 

9. Ovos

flora intestinal

Consumo de ovos contribui para regenerar a flora do intestino. Foto: Shutterstock

A gema é uma excelente fonte de ácido pantotênico que, em conjunto com o ácido ascórbico, atua na produção de colágeno, muito benéfico para regenerar a flora do intestino.

 

10. Castanhas

flora intestinal

Castanha do Pará auxilia na reparação de mucosa danificada. Foto: Shutterstock

A castanha do Pará é rica em selênio, antioxidante usado na reparação de mucosa danificada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!