Guia dos Dentes

Conheça as vantagens e desvantagens do separador de dentes

Por Redação Doutíssima 29/05/2015

O separador ortodôntico, também conhecido como separador de dentes, é um acessório usado pelos ortodontistas para provocar um pequeno afastamento entre os dentes. A técnica é muito usada antes da colocação de aparelhos dentários.

 

O separador de dentes é um anel de borracha que o dentista ou ortodontista posiciona entre um dente e outro para criar um espaço entre eles. O método mais comum de colocação é usar dois pedaços de fio dental presos na borrachinha, passar o fio entre os dentes puxando o anel para que fique posicionado ali.

separador de dentes

O separador ortodôntico pode ser colocado pelo dentista para afastar os dentes. Foto: iStock, Getty Images

Para que serve o separador de dentes?

Para a colocação de aparelho fixo, é preciso que cada dente tenha espaço suficiente para a colagem dos bráquetes e que ele esteja um pouco distante de seus vizinhos para que haja espaço para tudo. Os dentes superiores e inferiores na parte de trás da boca são os que geralmente necessitam o uso do separador.

Após o diagnóstico da necessidade de correção da arcada dentária, o profissional que lhe atender costuma traçar um plano de ação antes, durante e depois da colocação do aparelho. Nesse planejamento, está incluído o posicionamento do separador de dentes onde há necessidade.

A borrachinha usada para abrir espaço na boca é, de certa forma, semelhante à usada sobre os bráquetes depois do aparelho colocado. A diferença é que o separador de dentes é um pouco maior e não tem várias opções de cores como as outras.

Essas borrachinhas usadas no aparelho em si tem outra função: segurar o fio metálico que corre por todos os dentes junto ao bráquete, exercendo força pra que os dentes se movam na boca. Essas sim têm inúmeras opções de cor, o que torna o processo um pouco mais alegre e divertido.

O uso de aparelho fixo, apesar de comum, nem sempre é a melhor opção para corrigir problemas da arcada dentária. É importante conversar com seu dentista ou ortodontista para saber por que ele optou por esse curso de tratamento.

Separador de dentes e a dor

Sim, usar separador de dentes pode causa dor. Afinal, as pequenas borrachinhas ficam ocupando espaço na arcada dentária, causando atrito. Os primeiros dias após a colocação costumam ser os piores, até que o corpo se acostume com esses agentes externos.

Segundo um estudo publicado em 2010 no Orthodontic Science and Practice, a sensibilidade com dor pode durar dois dias, no máximo três dias de desconforto na boca.

Em caso de muita dor, podem ser administrados analgésicos até que o desconforto do separador ortodôntico diminua, de maneira gradativa. A sensibilidade na gengiva no local também pode acontecer, então fique atento a sangramentos e lesões que não lhe parecem normais.

Consumir alimentos pastosos e líquidos nos primeiros dias após a colocação do separador dentário pode ajudar a não provocar ainda mais desconforto. A mastigação exige força dos dentes e pode deixar tudo ainda mais dolorido, por isso evite alimentos muito duros.

Usar os dentes para rasgar ou cortar alimentos também é uma prática não recomendada logo após a colocação do separador ortodôntico. Mas se você não sentir desconforto ou dor, essas recomendações podem ser dispensadas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!