Guia dos Dentes

Dente preto: conheça as causas e os tratamentos

Por Redação Doutíssima 29/05/2015

O surgimento de um dente preto é sempre motivo de preocupação. Além das questões relacionadas à estética, um dente escurecido pode indicar algumas condições mais sérias, como a necrose do nervo dentário. Essa coloração escura é causada por produtos sanguíneos em decomposição, não voltará à cor original e faz com que o dente afetado se destaque em relação aos demais.

 

Se você suspeitar que tem esse problema, vá ao seu dentista o mais rápido possível. Ainda que seja inviável a recuperação completa, com tratamento precoce é possível, por exemplo, evitar que um dente necrosado fique ainda mais escuro.

dente preto

Vá ao dentista assim que perceber a presença de um dente mais escuro. Foto: iStock, Getty Images

 

Causas do dente preto

Em geral a descoloração do dente acontece sobre a superfície, mas o escurecimento também pode ser proveniente do interior do dente. Dentes normais possuem tecidos vivos dentro de si, todos com um papel importante em seu desenvolvimento e coordenados pelo nervo. O nervo é normalmente a parte afetada quando você sente uma dor de dente ou ingere algum alimento extremamente frio.

 

Existem várias razões pelas quais um dente escurece, mas a principal delas é um trauma. Quando você sofre algum trauma no dente, é possível que as células sanguíneas vermelhas que estão dentro dele se rompam.

Não é fácil perceber esse dano, já que a descoloração é capaz de demorar para aparecer. Esse tipo de trauma normalmente causa dano permanente aos dentes e o deixa “morto”. Há ainda outras causas para o dente preto, como cáries, bruxismo e doenças da gengiva.

  dente preto

Testando um dente preto

Para saber se o nervo do dente está necrosado ou morto, é possível aplicar um pequeno pedaço de gelo no dente do qual se suspeita e, depois, fazer isso com um dente que você considera saudável. O dente normal irá sentir a sensação de frio, que desaparece quando o gelo é removido. Em contrapartida, o dente morto não sentirá o frio.

 

É importante tratar o dente morto porque não há circulação sanguínea dentro dele, possibilitando que as bactérias se multipliquem e ataquem outras partes de seu corpo, enfraquecendo seu sistema imunológico.

Existem várias maneiras de tratar um dente preto. Você pode salvá-lo com um tratamento de canal, que para ser eficaz deve ser realizado logo após você perceber a falta de sensibilidade no dente e antes dele ficar mais escuro.

 

O clareamento em um dente preto devido à necrose é quase inútil. Em que pese alguns tratamentos possam amenizar o problema, dificilmente o dente afetado corresponderá exatamente aos seus vizinhos.

 

Além disso, outro método consiste em colocar uma coroa sobre o dente para esconder o tom escuro. As coroas dentais, ou facetas de porcelana, também podem ser usadas se o clareamento dental não branquear o dente o suficiente.

Em últimos casos, é possível optar pela remoção. A remoção de um dente preto, porém, cria um novo conjunto de desafios e deve ser considerada como última opção. Por isso, é aconselhável que você aja imediatamente quando sentir que um dente tenha sido danificado. A dor de dente não é normal e deve ser examinada o mais cedo possível.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!