Clínica Geral

Estresse está entre as causas da tensão muscular

Por Redação Doutíssima 29/05/2015

A tensão muscular causa desconforto e pode atrapalhar as atividades do dia a dia. Mas nem sempre é fácil identificar suas causas. Apesar de parecer estranho, esse incômodo pode não ser causado por problemas físicos. Se você sofre com dores nos músculos, saiba que o principal responsável por isso é, geralmente, o estresse.

 

Tudo começa quando o estresse aumenta, pois isso leva o corpo a produzir determinados hormônios. Eles afetam diretamente os músculos e, por isso, estão ligados à tensão muscular. Esse quadro reduz a circulação sanguínea, fazendo com que menos oxigênio e nutrientes cheguem aos tecidos. O resultado é a sensação de fadiga, acompanhada da dor.

tensao muscular

Acupuntura e Pilates são opções que podem combater estresse e dores musculares. Foto: iStock, Getty Images

Tensão muscular está ligada ao estresse

Um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse, divulgado em 2012, apontou o Brasil como o segundo país do mundo com o maior nível de estresse. A pesquisa detectou que, entre dez trabalhadores, pelo menos três sofrem com uma síndrome chamada “Burn Out”. Ela é caracterizada por um esgotamento mental intenso.

É perceptível, ainda, que na maioria das sociedades modernas, os níveis de estresse estão aumentando. As estimativas apontam que quase ¾ da população adulta possui um nível elevado de estresse, que está diretamente ligado a uma série de patologias.

O convívio com dores de cabeça tensionais, dores nas costas, insônia, ansiedade, pressão alta e depressão se tornou uma realidade comum para várias pessoas. A tensão muscular, geralmente, começa na cabeça.

O primeiro reflexo frente ao estresse é a contração do pescoço. Nas pessoas que já possuem problemas nas costas, por exemplo, o estresse tende a atingir o nervo ciático, causando dor extrema.

As consequências das tensões musculares ocasionadas pelo estresse são desanimadoras. Geralmente, os pontos do corpo mais afetados ficam doloridos e sensíveis. A pessoa se sente incapacitada, não consegue tolerar nem atividades leves e, por fim, torna-se mais vulnerável a lesões.

Entenda como tratar a tensão muscular

Quando as dores provenientes da tensão muscular não são devidamente tratadas, podem acabar iniciando um ciclo vicioso de dor crônica: o estresse causa a tensão, que causa dor e aumenta a sensação de estresse. Dessa forma, a pessoa acabará convivendo diariamente com o problema.

Assim, quem quer se livrar definitivamente da tensão muscular, deve investir no controle emocional. Há várias maneiras de se combater o estresse, o que acaba influenciando na diminuição das dores e melhorando a qualidade de vida da pessoa.

É importante encontrar atividades que lhe proporcionem prazer.  A prática de um exercício físico é indicada, pois auxilia no fortalecimento dos músculos e na produção de hormônios ligados ao bem-estar, como a endorfina.

Há, ainda, outras alternativas que podem ser eficazes. Terapias como acupuntura e Shiatsu, um tipo de massagem terapêutica, ajudam a equilibrar a circulação sanguínea, promovendo a sensação de alívio.

Pilates e Yoga também são modalidades que trazem benefícios, pois combatem o estresse através de exercícios que trabalham a respiração e a flexibilidade do corpo, simultaneamente.  A melhor alternativa é descobrir qual é a prática que lhe proporciona mais satisfação e que irá ajudar no combate à tensão muscular.  

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!