Clínica Geral > Saúde

Falta de luz natural aumenta chances de miopia, revela estudo

Por Redação Doutíssima 29/05/2015

Um estudo científico publicado na revista Science e vie mostrou que a falta de exposição à luz natural é responsável pelo aumento do número de míopes no mundo. Esse fenômeno é inquietante, pois a miopia pode degenerar e provocar doenças mais graves nos olhos. O estudo foi feito com base na análise de exames de 60 mil pessoas, em 12 países diferentes.

 

miopia

Falta de luz natural aumenta as chances de miopia entre os jovens.

 

A miopia pode ser detectada a partir dos seis anos de idade. Mais é somente aos dez anos que a criança começa a se sentir incomodado pela falta de foco das imagens distantes. Na Asia, onde a escolaridade das crianças é cada vez mais exigente, 90% dos jovens são miopes. Nos Estados Unidos e na Europa, cerca de 40% dos adolescentes tem problema de vista.

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 5,6 milhões de brasileiros sofrem de miopia. 

 

A miopia e a falta de luz natural

 

De acordo com dados do estudo, a solução perfeita para reduzir a expansão da doença seria estimular as crianças a ficarem mais tempo em um lugar aberto, expostos à luz natural. A equipe de pesquisadores australianos comparou as crianças asiáticas que vivem na Tailandia e outras que vivem da Austrália.

 

Os dois grupos foram alimentados da mesma forma e todos tinham o mesmo perfil genético. No entanto, Na Tailância, onde as crianças ficaram somente 30 minutos por dia fora de casa, a taxa de miopia foi de 29%. Na Austrália, as crianças foram exposta à luz natural durante duas horas e o nível de miopia foi de apenas 3%.

 

 

miopia

Duas horas de exposição à luz natural podem diminuir o risco de miopia

 

Quando toca a retina, a luz ativa os fotoreceptores que estimulam a produção de dopamina. Essa substância é responsável pelo regulação do crescimento dos olhos. Quanto menor for a exposição à luz, menor será a quantidade de dopamina produzida. E é justamente a carência dessa substância que danifica os olhos e provoca a miopia.

 

Os pesquisadores também estudaram os gens das crianças míopes e constataram que os fatores genéticos também podem ser atenuados com os benefícios da luz externa. “O risco de uma criança ser míope, com pais míopes, pode reduzir de 20 à 60% caso ela fique ao menos duas horas por dia em um lugar aberto, com luz natural”, explica Donal Mutti, um dos pesquisadores da equipe da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.

 

 A luz artificial pode substituir a luz do sol?

 

A luz interior produz ondas vermelhas que retardam o crescimento dos olhos e favorizam a aparição de doenças oculares, como a miopia. “A luz artificial, gerada pelas lâmpadas clássicas, são compostas predominantemente de ondas vermelhas que danificam os olhos. Elas podem ser responsáveis pela aparição da miopia. A luz natural, por sua vez, é composta por ondas vermelhas e azuis, que amenizam os efeitos das luzes artificiais nos olhos”, explica Mutti .

 

miopia

A miopia é detectada da infância e adolescência.

 

A multiplicação no número de míopes inquieta os pesquisadores, que temem a influência que ela pode ter na evolução da espece humana. “Temos que reduzir urgentemente esse crescimento pois as pessoas míopes estão expostas a um risco de complicações visuais muito mais graves”, sinalou Alexandra Ross, uma das pesquisadores do estudo.

 

Características da miopia

 

Ao contrário do que muitos pensam, a miopia nao é uma patologia ocular. Ela é um defeito visual que aparece geralmente na infância ou adolescência.

 

O olho miope é geometricamente muito grande. Isso faz com que a focalização de um objeto distante se forme antes da retina, o que gera uma imagem sem foco. Ou seja, as pessoas que têm o miopia têm dificuldade em ver objectos distantes, mas podem ver claramente objectos que estão próximos.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!