Receitas

Alegre a sua tarde com um prático bolo de chocolate diet

Por Redação Doutíssima 30/05/2015

O bolo de chocolate diet é uma ótima opção para pessoas diabéticas e que adoram comer doces. Substituindo alguns ingredientes, a receita se torna adequada às necessidades dessas pessoas e ajuda a passar aquela vontade de comer uma sobremesa.

 

O cacau, utilizado na receita, também pode contribuir muito para a saúde dos diabéticos e, por isso, vale a pena inclui-lo no cardápio. Além disso, o bolo de chocolate diet é muito fácil de fazer.

bolo de chocolate diet

O cacau e o adoçante podem ser usados para fazer receita de bolo de chocolate. Foto: iStock, Getty Images

Por que fazer bolo de chocolate diet?

Nas prateleiras do supermercado, é muito comum encontrar alimentos com o indicativo diet. Mas você sabe realmente para que eles servem? Os alimentos diet são pensados para pessoas que precisam controlar seu nível de açúcar no sangue e seu peso, como acontece com os diabéticos. Eles possuem outros tipos de adoçantes, ao invés de açúcar.

 

É preciso evitar, porém, um equívoco muito comum entre pessoas que buscam uma dieta para perda de peso. É que nem sempre os produtos diet possuem baixo teor de calorias ou gordura. Por isso, é necessário estar atento a outras informações nutricionais antes de inclui-los em seu plano alimentar.

 

Além de ser uma ótima opção para pessoas que não podem comer um bolo de chocolate tradicional, a receita leva cacau. Esse alimento é muito benéfico para quem tem diabetes.

 

De acordo com uma recente pesquisa publicada no Journal of the American College of Cardiology, os compostos do cacau, chamados flavonoides, melhoram a função e a saúde geral do sangue. E problemas nos vasos sanguíneos são uma das principais causas de complicações cardiovasculares em pessoas diabéticas.

 

As pessoas com diabetes correm um maior risco de problemas cardiovasculares, tais como doenças cardíacas e derrames. Isso ocorre, principalmente, em razão dos efeitos do açúcar elevado, que afeta o revestimento das paredes das artérias do corpo, e as impede de se expandirem.

 

Os flavonoides, benéficos para a saúde circulatória como um todo, são compostos naturais de plantas encontrados também em vinho tinto e certas frutas e legumes.

Receita de bolo de chocolate diet

Pelos benefícios do cacau, vale a pena preparar um bolo de chocolate diet, que, com certeza, agradará tanto seu paladar quanto sua saúde.

Ingredientes:

– 1 xícara de chá de farinha de trigo integral

– 1 xícara de chá de farelo de aveia

– 1/2 xícara de cacau

– 1 xícara de chá de adoçante

– 1/2 xícara de óleo canola

– 1 colher de sopa rasa de fermento

– 1 xícaras de leite em pó desnatado

– 3 xícaras de água quente

– 2 gemas

– 3 claras

– 2 colheres de sopa de chocolate amargo diet ralado

– 3 castanhas do Pará

 

Modo de preparo:

No liquidificador, coloque as farinhas, o adoçante, o leite em pó desnatado, o cacau, as duas gemas, o óleo e a água quente aos poucos. Deixe bater até virar uma massa homogênea. Depois, em uma tigela, bata as claras em neve e reserve.

 

Adicione a mistura do liquidificador às claras em neve, e coloque o fermento. Mexa bem. Agora é só untar uma assadeira redonda com margarina e um pouco de farinha, e colocar a massa. Leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos, em temperatura média. Para fazer a cobertura, é só derreter o chocolate amargo, triturar a castanha e colocar sobre o bolo de chocolate diet.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!