Moda

Como usar chapéu de couro e deixar o look estiloso

Por Redação Doutíssima 30/05/2015

Há muito tempo o chapéu deixou de ser apenas um item para proteger a cabeça. No mundo da moda, a peça virou um acessório fashion, sinônimo de estilo. Com várias opções de formato, o chapéu de couro se tornou um dos mais populares no vestuário feminino e masculino.

Estima-se que os primeiros chapéus tenham surgido já na época pré-histórica, como uma alternativa de proteção contra fatores climáticos: sol, vento e chuva fortes. Mas é claro que, no decorrer dos anos, a peça foi aprimorada.

chapéu de couro

Chapéu de couro virou um dos acessórios mais populares para homens e mulheres. Foto: iStock, Getty Images

Entenda como surgiu o chapéu de couro

O primeiro chapéu com abas largas e copa baixa foi utilizado pelos gregos. Eles o chamavam de “pétaso” e levavam o acessório em suas viagens como forma de proteção. Após a Revolução Francesa, começaram a surgir chapéus mais incrementados, feitos com vários tipos de materiais: peles, cetim, veludo e feltro, por exemplo.

O chapéu de couro, entretanto, se popularizou verdadeiramente no Oeste. O modelo com aba larga e coroa surgiu por conta dos fatores climáticos nessa região. A partir daí, virou febre e passou a ser produzido em grande escala.

Hollywood também foi responsável por garantir o sucesso do chapéu de couro. Nos filmes, os atores desfilavam seus grandes chapéus com muito estilo. Até hoje, personagens como Indiana Jones, interpretado originalmente no cinema por Harrison Ford, são lembrados por seu visual.

Apesar de serem conhecidos como peças originárias do vestuário masculino, os chapéus de couro eventualmente foram incrementados ao visual feminino. O acessório virou símbolo de sensualidade e estilo. Assim, a peça foi democratizada e garantiu sua permanência no guarda-roupa de homens e mulheres até hoje.

 

Aprenda a implementar o chapéu de couro no visual

Sem dúvidas, o chapéu de couro tem o poder de transformar qualquer look básico em um visual estiloso e despojado. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que a peça não dê um aspecto brega à produção.

Para ter inspiração sobre como investir no acessório, uma boa ideia é prestar atenção no look das celebridades. Atores e músicos que são referência em estilo, como Justin Timberlake e Johnny Depp, são adeptos do chapéu de couro para estilizar o visual.

Eles investem no chapéu para compor looks básicos ou, até mesmo, um visual mais sofisticado. Para o dia a dia, o acessório fica bacana com camisetas e jeans ou até mesmo com coletes. Os mais ousados podem combinar a peça com blazer e camisa social. Mas atenção: dê preferência aos chapéus em cores neutras.

Se o seu objetivo for um visual verdadeiramente western, ou em outras palavras, um look de caubói, é possível combinar o chapéu de couro com uma jaqueta também de couro. Neste caso, também é importante optar pelos chapéus em cores sutis, como o marrom ou preto. Nada de sair de casa com um chapéu vermelho, pois fica brega.

Já as meninas podem utilizar o chapéu para compor o estilo boho chic. Combinar a peça com shortinhos, colares, sandálias estilo gladiador e vestidos representam boas opções. As tops Alessandra Ambrosio e Miranda Kerr são referências neste estilo, bem como a modelo Kylie Jenner e a blogueira Camila Coelho. Inspirações não faltam!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!