Exercícios

Treino de força deve ser praticado regularmente por corredores

Por Redação Doutíssima 30/05/2015

O treino de força deve estar incluído na rotina de pessoas que correm regularmente – seja por prazer, por saúde ou por treinamento de alta performance. Além de complementar o exercício de corrida, essa atividade ajuda a prevenir lesões e aumenta a resistência e a performance na corrida.

 

Por que fazer treino de força?

De acordo com o professor de educação física e coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Feevale, Rafael Machado de Souza, a corrida é uma atividade física aeróbica que utiliza alguns músculos específicos do corpo para ser praticada.

treino de forca

A prática de treinos de força pode aumentar a resistência do corpo de quem corre. Foto: iStock, Getty Images

O grupo muscular trabalhado em uma atividade é conhecido como protagonista, é ele que faz a força do movimento e que trabalha mais do que outros.

O restante da musculatura é conhecido como grupo muscular antagonista. Apesar de não estar envolvida diretamente durante a corrida, essa é a parte do corpo que vai absorver o impacto do exercício a cada passada do corredor.

O treino de força é essencial para trabalhar o grupo muscular antagonista, de modo que ele absorva melhor o impacto da corrida sem causar lesões no atleta. Com a musculatura de absorção de impacto desenvolvida, o risco de lesão nas articulações e nos músculos diminui.

Treino de força ideal para corredores

De acordo com o educador físico, o treino de musculação ideal para corredores é com carga baixa e longas repetições. A carga do equipamento para musculação deve ficar entre 30 a 50% da capacidade física do corredor.

O tempo de execução longo, ou seja, fazer as repetições devagar, vai trabalhar a resistência da musculatura mais do que sua força. Essa resistência é muito importante para melhorar a performance e não sobrecarregar o corpo com as atividades de corrida. Como dito antes, o treino de força para corredores deve ser secundário, um exercício complementar.

Outra opção de treino de força para corredores é intercalar o treinamento de corrida de rotina com corridas de menor distância e maior velocidade. Esse tipo de prática vai trazer mais estabilidade nas articulações e potencializar o desempenho do atleta.

A frequência, o tipo de exercícios e a carga adequada são pontos variáveis de pessoa para pessoa. O atleta deve avaliar, junto com um professor da área de educação física, quais atividades vão trazer mais benefícios dentro do seu objetivo.

Cuidados necessários na prática esportiva

Todas as atividades físicas, incluindo o treino de força e o treino de corrida, devem ser prescritos e acompanhados por um profissional de educação física. As frequências da prática de corrida e da musculação também devem ser recomendadas por um profissional especializado.

Outro profissional que precisa acompanhar a rotina de um atleta é o nutricionista. Saber quais os alimentos indicados e as quantidades para suprir o corpo com todos os nutrientes necessários pode contribuir com a saúde e performance do corredor.

Rafael ainda recomenda, para quem ainda não pratica exercícios de maneira regular, procurar um cardiologista antes de incluir atividades físicas no dia a dia. O médico poderá identificar, através de exames de resistência, a sua capacidade corporal e poderá recomendar atividades físicas ideais para você.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!