Receitas

Aprenda a fazer uma deliciosa torta de limão diet

Por Redação Doutíssima 01/06/2015

Ótima para pessoas diabéticas, que não podem consumir açúcar, a torta de limão diet é uma versão de uma das sobremesas mais pedidas nos restaurantes brasileiros. Ela não perde em nada no sabor para a receita tradicional, criada nos Estados Unidos, em Key West, na Flórida, onde leva o nome de Key Lime Pay.

 

A diferença entre a receita tradicional e a torta de limão diet é justamente o termo “diet”. Aliás, muitas pessoas acabam achando que diet e light são a mesma coisa, o que pode colocar a dieta em risco.

torta de limao diet

Diabéticos podem substituir o açúcar para preparar uma receita de torta de limão. Foto: iStock, Getty Images

Torta de limão diet não é light

É importante diferenciar um produto diet de um light. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o primeiro é isento de determinado nutriente, como o glúten, o açúcar, o sódio ou o colesterol. A isenção varia de acordo com o público para o qual é feito: diabéticos ou os celíacos.

 

No caso do produto light, há uma redução de, no mínimo, 25% de um determinado nutriente. Os produtos light têm o objetivo de suprir a demanda de consumidores que se preocupam com o bem-estar e a saúde.

 

Benefícios do limão

Uma torta de limão diet traz em seus ingredientes essa fruta repleta de benefícios. A começar pelo aumento das defesas do organismo, o que ajuda a combater gripes e inflamações das vias respiratórias, já que o limão é rico em vitamina C.

 

Também combate o ácido úrico, pois alcaliniza o sangue; auxilia no processo de emagrecimento por ser pobre em calorias e rico em fibras, que diminuem o apetite; e ainda, por ser antioxidante, protege as células, facilita a digestão e regula a absorção dos açúcares pela presença de fibras solúveis, como a pectina.

 

Uma boa dica é ingerir o limão durante a refeição, pois além dos benefícios para emagrecer, ele também aumenta a absorção de ferro, ajudando a evitar ou combater a anemia.

 

Como fazer uma torta de limão diet

Aprenda a fazer uma torta de limão diet para saborear e surpreender familiares e amigos.

Ingredientes:

Massa:

– 02 colheres (sopa) de margarina light

– 01 gema

– 01 xícara (chá) de farinha de trigo integral ou farinha de aveia

– 01 colher (chá) de fermento em pó

– 02 colheres (sopa) de adoçante em pó para culinária

– 03 colheres (sopa) de água

 

Creme:

– 1 leite condensado diet

– 1/4 de xícara de suco de limão (03 limões, em média)

 

Cobertura:

– 02 claras em neve

– Adoçante em pó

 

Modo de preparo:

Para fazer a massa, misture os ingredientes, colocando a água aos poucos até formar uma massa homogênea. Forre uma assadeira de fundo removível, fure-a com um garfo e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até que esteja levemente dourada. Retire do forno e reserve.

 

O creme é feito com os ingredientes no liquidificador. Primeiro o leite condensado e depois o suco de limão, aos poucos, até engrossar. Bata as claras em neve com o adoçante e algumas gotinhas de limão, e está pronto o merengue.

 

Coloque o creme sobre a massa fria, coberto com a clara em neve. Salpique raspas de limão e leve ao forno médio (200ºC), por cerca de 10 minutos, ou até que o merengue esteja bem douradinho. Está pronta sua torta de limão diet. Aproveite.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!