Receitas

Coloque a mão na massa e faça um pão integral caseiro

Por Redação Doutíssima 01/06/2015

O pão integral caseiro faz parte daquelas escolhas inteligentes que podem fazer toda a diferença na busca por uma alimentação saudável. Optar pela farinha integral no lugar da branca, por exemplo, aumenta a sensação de saciedade e contribui para o emagrecimento. Assim, também auxilia na manutenção da dieta.

 

A grande diferença entre o pão integral e o pão branco é a maneira como ambos são feitos. A farinha de trigo utilizada na receita do pão branco passa por um processo de clareamento e refinamento, que retira parte de seus nutrientes.

pao integral caseiro

A farinha integral possui mais fibras e pode prolongar sensação de saciedade. Foto: iStock, Getty Images

Já a farinha utilizada na receita de pão integral caseiro, segundo informações da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, mantém a estrutura original do trigo, que é rica em fibras e proporciona vários benefícios à saúde.

Entenda as vantagens do pão integral caseiro

O pão integral é sempre uma boa opção, pois é rico em fibras. São elas que garantem benefícios à saúde. Dentre eles, é possível citar a prevenção de doenças como diabetes e obesidade, além das patologias cardiovasculares.

Em nosso corpo, as fibras resistem ao processo de digestão. Assim, aceleram a formação do bolo fecal, ajudando a evitar a constipação. Além disso, quando consumimos alimentos com fibras, estima-se que o nosso cérebro demora cerca de 20 minutos para perceber que estamos comendo. O resultado é uma sensação de saciedade prolongada.

A recomendação ideal de ingestão de fibras é de 30 gramas por dia. Para garantir que essa quantidade de fibras esteja presente no cardápio, investir em uma receita de pão integral caseiro é uma boa opção. Isso porque duas fatias de pão integral já correspondem a, aproximadamente, 10% da necessidade diária.

Além disso, o pão integral caseiro feito com ingredientes frescos proporcionará um sabor intensificado e, claro, um frescor que não está presente nos produtos industrializados.

Faça uma deliciosa receita de pão integral caseiro

Há várias maneiras de se preparar uma deliciosa receita de pão integral caseiro. É possível, ainda, incluir outros ingredientes para incrementar o sabor: iogurte, mel, gergelim, linhaça e aveia são opções.

Se você estiver controlando o peso, ou buscando emagrecer, vale a pena consumir o pão integral com complementos saudáveis. É interessante deixar a manteiga de lado e investir na ricota e no queijo branco, que são opções mais pobres em calorias.

 

Ingredientes:

– 500g de farinha de trigo integral

– 1 envelope de fermento biológico seco

– ½ colher de sopa de açúcar

– 1 colher de sobremesa de sal

– 1 ¼ xícara de chá de leite morno

– 2 ovos

– ¼ xícara de xícara de chá de óleo

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture metade da farinha de trigo com o fermento, açúcar e sal. Faça um pequeno buraco no meio da mistura e acrescente o leite aos poucos, mexendo bem.

Acrescente o óleo, os ovos e o restante da farinha, mexendo até que a massa fique lisa e homogênea. Deixe descansar por 15 minutos para, por fim, enrolar a massa e colocar na forma, untada com óleo. Asse no forno pré-aquecido a 200ºC, por cerca de 40 minutos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!