Receitas

Saiba quais são os benefícios do extrato de soja

Por Redação Doutíssima 02/06/2015

Fonte de ferro, vitaminas e proteínas, o extrato de soja é o ingrediente perfeito para quem busca uma receita leve e saudável. Isso porque a soja é uma leguminosa rica em gorduras de origem vegetal, benéficas ao organismo. Assim, apostar no leite de soja para fazer massas, tortas e bolos é uma excelente escolha.

Além de representar uma alternativa aos intolerantes à lactose, o extrato de soja possui componentes que ajudam a prevenir doenças, garantindo qualidade de vida. É isso que apontam os pesquisadores americanos da Universidade de Harvard. Eles concluíram que a soja ajuda a controlar o colesterol, a combater células cancerosas e a prevenir a osteoporose.

extrato de soja

Extrato de soja é uma alternativa saudável de consumo a qualquer hora do dia. Foto: iStock, Getty Images

 

Entenda as vantagens do extrato de soja

O extrato de soja é um poderoso aliado da saúde, pois não proporciona nenhum tipo de malefício ao corpo humano. Além de ter um sabor natural, o leite de soja – que nada mais é do que o extrato hidrossolúvel do grão de soja – representa uma alternativa saudável de consumo a qualquer hora do dia.

A composição do extrato de soja conta com 40% de proteínas. Dessa forma,  auxilia no equilíbrio dos níveis de glicose e insulina no sangue, diminuindo os riscos de problemas renais. É, ainda, uma boa opção de alimento para quem quer desenvolver a musculatura.

Quem não gosta do leite de soja, tem a opção de consumir esse grão em suas demais formas. O queijo tofu, a carne de soja em cubos e a própria farinha de soja são opções.

Levantamentos indicam que cada vez mais pessoas estão optando por incluir o ingrediente na alimentação. Segundo uma pesquisa realizada pela companhia Nielsen, o mercado de produtos à base de soja registrou um crescimento de 215% na última década.

Mas, afinal, como o extrato de soja age no organismo e por que é tão benéfico? As principais vantagens da soja são provenientes de substâncias chamadas de isoflavonas, que são compostos orgânicos naturais. Elas atuam sobre as enzimas presentes no corpo humano, ajudando a evitar o surgimento de determinadas doenças, inclusive o câncer.

Uma pesquisa feita por Harvard envolveu 60 mulheres com câncer de mama. Elas receberam 40 miligramas diárias de isoflavona por um mês. Em 50% das pacientes, houve redução no número de células cancerosas.

 

extrato de soja 

Aprenda uma receita com extrato de soja

Há vários pratos que podem ser preparados com derivados da soja. Desde bolinhos de almôndegas, até biscoitos, massas, tortas e vitaminas para beber. Confira uma receita de arroz doce de soja:

Ingredientes:

2 xícaras de chá de arroz cru

8 xícaras de chá de extrato de soja

3 xícaras de chá de água

2 e 1/2 xícaras de chá de açúcar

1 colher de chá de sal

Raspas de limão (opcional)

Canela em pó (opcional)

Modo de preparo:

Coloque a água e metade do extrato de soja (4 xícaras) simultaneamente para ferver. Quando estiver fervendo, adicione o arroz (que já deve ter sido lavado e escorrido). Assim que o arroz estiver quase cozido, acrescente o restante do leite de soja, o açúcar, o sal e as raspas de limão.

Quando o arroz estiver bem cozido, retire do fogo e transfira para um recipiente. Acrescente a canela em pó a gosto. Sirva morno ou gelado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!