[the_ad_group id="16401"]
Unhas

Saiba como curar micose de unha

Por Redação Doutíssima 03/06/2015

Como curar micose de unha é uma pergunta que quem sofre com o problema, provavelmente, faz. O cuidado com as unhas é imprescindível para evitar doenças e manter uma boa aparência nas mãos e nos pés. Mas é comum que infecções se manifestem devido à presença de fungos – já que as unhas podem entrar em contato com ambientes sujos ou úmidos.

 

A micose de unha nada mais é que a presença de fungos no local, gerando uma infecção. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os fungos se alimentam da queratina presente nas unhas, o que danifica sua aparência. Estima-se que cerca de 10% da população adulta e 20% da população idosa convivam com esse incômodo.

como curar micose de unha

A higiene correta dos pés e das mãos pode ser essencial para evitar micoses. Foto: iStock, Getty Images

Como curar micose de unha: reconheça o problema

O tratamento da micose de unha costuma ser longo, o que leva muitos pacientes a desistirem de combater o problema. Por isso, é importante prestar atenção aos sintomas da infecção para, então, entender como curar a micose de unha.

A onicomicose, outra terminologia para a condição, é contraída através do ambiente. Os pés costumam ser mais afetados do que as mãos. Áreas úmidas e quentes são os meios propícios para o crescimento de fungos. Também há locais específicos onde os riscos aumentam: banheiros, chuveiros, vestiários e piscinas públicas, por exemplo.

A micose de unha pode ser transmitida entre pessoas, embora isso não seja relativamente comum. Compartilhar lixas ou cortadores de unha aumenta o risco de transmissão. Por isso, é necessário higienizar bem os objetos antes de manuseá-los.

Os sintomas da onicomicose variam, dependendo da gravidade da infecção e do tipo de fungo. O primeiro indício de uma micose é a alteração estética da unha. Ela costuma ficar mais escurecida, espessa e quebradiça.

Também perde seu brilho, ficando opaca. Em casos mais graves, causa dor. Assim, se você perceber os sintomas, é hora de pensar em como curar a micose de unha.

Saiba curar micose de unha

Mas, afinal, como curar micose de unha? Tudo depende do grau de infecção e dos fungos em questão. Geralmente, uma unha infectada das laterais à cutícula é indício de um tratamento longo, que necessitará de medicamentos antifúngicos orais. Por isso, a primeira recomendação é procurar o dermatologista para um diagnóstico eficaz.

Além disso, determinados pacientes diagnosticados com hipotireoidismo, doença vascular periférica ou diabetes podem ter ainda mais dificuldade para curar micose de unha, devido ao crescimento lento das unhas. Nesses casos, a visita ao médico se faz ainda mais necessária.

Em ocorrências menos graves, há opções de tratamento para curar micose de unha que agem diretamente no local. É o caso do esmalte Ciclopirox, que contém substâncias eficazes no combate aos fungos. Os tratamentos mais potentes envolvem o uso de medicamentos orais e do esmalte, durando cerca de 12 semanas.

Se você está pensando em como curar micose de unha, lembre-se que o tratamento deve vir acompanhado de cuidados. Estima-se que, mesmo nos pacientes curados, o risco de reinfecção pode chegar a 50%.

Por isso, é importante lavar e secar bem as mãos e os pés e buscar deixá-los no sol alguns minutos por dia. O uso de talcos antifúngicos também é recomendado. 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]