Receitas

Prepare um bolo verde para o lanche da tarde

Por Redação Doutíssima 07/06/2015

Para quem quer inovar no lanche da tarde, uma boa ideia é preparar o famoso bolo verde. Esse prato surpreende pela coloração diferente e por ser rico em sabor. Além disso, você pode fazê-lo de vários sabores, adaptando-o ao seu gosto pessoal e aos nutrientes que você mais necessita.

 

Bolo verde: uma receita cheia de saúde

A aparência distinta se comparada aos bolos tradicionais já bastaria para tornar essa receita um tanto quanto atrativa, mas os benefícios vão além. Ela é uma ótima alternativa para consumir aquelas frutas e legumes que você não tem o hábito de incluir na alimentação do dia a dia.

bolo verde

Bolo com ingredientes esverdeados é uma opção para incluir vegetais no dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

A receita é melhor ainda para as crianças que viram os olhos para os vegetais “puros”. Esses alimentos são muito importantes para o bem-estar do organismo e, muitas vezes, acabam sendo deixados de lado nas refeições do dia a dia.

Para você ter ideia, segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 20,2% dos brasileiros consomem a quantidade de frutas e verduras recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que são cinco ou mais porções diárias.

Além de incluir esses alimentos no dia a dia, a receita do bolo verde ainda é leve e amiga da dieta. Com algumas substituições, você terá um ótimo lanche com baixas calorias.

 

Ingredientes do bolo verde

O bolo verde possui esse nome porque você o prepara com vegetais e frutas que são capazes de adicionar coloração esverdeada à massa do bolo. É por isso que há inúmeras variações da receita – a regra é usar um ingrediente que possa colorir o bolo de verde.

 

É possível, por exemplo, preparar um bolo verde de limão, couve, espinafre, pistache, suco verde etc. As receitas são fáceis de fazer, e certamente farão o maior sucesso nas refeições.

Uma dica para o preparo do bolo verde é a polpa do suco verde que fica retida no coador depois que você prepara a bebida. É só substituir a couve ou o espinafre por ela. Conheça algumas opções.

1. Receita de bolo de limão

Ingredientes:

– 3 ovos

– 1 caixa (35g) de gelatina de limão

– 1 copo (200g) de iogurte natural

– 1 colher (sopa) de suco de limão

– 5 colheres (sopa) de óleo

– 1 1/2 xícara de açúcar

– 2 xícaras de farinha

– 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

 

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno em 180ºC e unte uma forma média. Depois, bata todos os ingredientes da massa no liquidificador – menos o fermento, que deve ser colocado por último. Por fim, enfarinhe a forma e coloque a massa. Leve para assar por 30 minutos e está pronto.

 

2. Bolo de vegetais

Ingredientes:

– 6 folhas de couve ou meio maço de espinafre

– 400g de farinha

– 400g de açúcar

– 6 ovos

– 200ml de óleo

– 1 colher de sopa de fermento em pó

 

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pique as folhas de couve ou espinafre, junte com o óleo, e reserve. Depois, em um liquidificador, bata os ovos com o açúcar e junte as folhas verdes picadas. Incorpore a farinha aos poucos e, por último, o fermento. Por fim, unte e enfarinhe uma forma média e coloque a massa. Leve para assar a 200°C por 30 minutos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!