Relacionamento

Bodas de ouro: veja os segredos de um relacionamento maduro

Por Redação Doutíssima 09/06/2015

Nem todos os relacionamentos são contos de fada, mas alguns conseguem atingir as bodas de ouro. Essa data marca os 50 anos de casamento e muitas pessoas se perguntam qual é o segredo para manter a relação por tão longo período.

 

Bodas de ouro na atualidade

A realidade é que não existe uma fórmula mágica para todos os casais, mas algumas regras básicas ajudam a fazer com que o relacionamento seja duradouro.

bodas de ouro

Aprender a lidar com contratempos do dia a dia ajuda a preservar o relacionamento. Foto: iStock, Getty Images

De acordo com dados do IBGE, em 2012 a duração média dos casamentos no Brasil era de 15 anos – uma preocupante redução se comparado esse número com as estatísticas de 2002 e 2007, quando essa média estava em 17 anos. Isso mostra que atingir as bodas de ouro não é uma tarefa fácil e que algum esforço é necessário.

 

Felizes para sempre: como alcançar as bodas de ouro

Para descobrir os segredos de um longo relacionamento, nada melhor do que seguir as dicas de quem o conquistou. A escritora e radialista britânica Jane Fearnley-Whittingstall entrevistou inúmeros casais e compartilhou os segredos dos casamentos maduros em um livro chamado Happily Ever After (Felizes para sempre, em português).

 

A autora também contou com sua própria experiência, já que ela e seu marido atingiram as bodas de ouro. Conheça quais são as principais regras para chegar a esse estágio.

 

1. Encarem o mundo

Os relacionamentos mais duradouros são aqueles nos quais os casais também olham para fora do próprio relacionamento.

 

2. Mudanças de personalidade

Um erro bastante comum é quando você tenta mudar a personalidade do seu parceiro. Normalmente, quando consegue esse objetivo, acaba sentindo saudades da pessoa com imperfeições pela qual você se apaixonou no passado.

 

3. “Probleminhas” em “problemões”

É o jeito que você lida com os contratempos do dia a dia que irá determinar o sucesso do casamento. Se você quer chegar às bodas de ouro, não transforme pequenos aborrecimentos em grandes problemas.

 

4. Erros

É comum o sentimento de angústia afetar a pessoa – e por consequência, a relação – quando se pensa ter cometido um erro. Reprimir esse sentimento é um erro. Lembre-se que ao seu lado há um parceiro para toda a vida, tanto para os momentos felizes quanto para os momentos difíceis. Exponha a situação e peça ajuda para superá-la.

 

5. Crianças

O nascimento de filhos é uma benção, mas também é capaz de afetar a relação porque você acaba focando a maior parte da atenção neles. Por isso, é importante solicitar a ajuda de amigos e familiares na tarefa de cuidar das crianças, já que assim vocês terão algum tempo reservado apenas um para o outro.

 

6. Traição

Até nos casamentos mais felizes, às vezes, os parceiros se sentem atraídos por relacionamentos extraconjugais. Resista e pense que se trata de uma vontade passageira. Caso seu parceiro cometa uma traição, trate-a como ela deve ser tratada, ou seja, uma fragilidade do ser humano.

 

7. Aposentadoria

Não subestime os riscos da aposentadoria. Se cada um dos parceiros sempre teve vida independente, quando ambos se aposentam – e passam o tempo todo juntos -, pequenas atitudes podem ser irritantes para o outro.

É importante que cada um tenha um tempo só para si – se você não está mais no escritório, um trabalho voluntário ou um hobby são excelentes alternativas.

 

8. Respeito e educação

Ter boas maneiras com o parceiro é fundamental para atingir as bodas de ouro.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!