Gestante > Gravidez e Filhos

Estudo aponta profissões que favorecem a má-formação do feto

Por Claudia Mercier 10/06/2015

Mulheres que trabalham como manicure, cabeleireira ou como doméstica têm três vezes mais riscos de uma gravidez com má-formação genital do feto. Esse é o resultado de um estudo realizado por dois professores do HospitalUniversitário de Montpellier, no Sul da França.

 

Desde 2009, o cirurgião pediátrico Nicolas Kalfa e o endocrinologista pediátrico Charles Sultan compararam o ambiente em que viveu durante a gravidez mães de meninos saudáveis e mães de crianças com hipospádia, uma má-formação no pênis caracterizada pela abertura da uretra fora do local habitual (extremidade da glande), podendo estar em vários locais ao longo do eixo pênis, no escroto ou até no períneo.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, o problema é frequente, acomente de um para 125 a 250 meninos. A pesquisa foi realizada em 600 meninos, no sul da França.

 

foto

A exposição aos produtos contidos no esmalte e químicas para o cabelo aumentam os riscos de má-formação do feto. Foto: Istock.

 

Produtos químicos e a má-formação genital   

 

O problema foi constatado em gestantes que fazem o uso recorrente de produtos como tinturas, solventes e detergentes, nos três primeiros meses de gestação. Mas o tipo de trabalho desempenhado pelo pai do bebê também contribui para a má-formação.

 

Os especialistas pesquisaram também os efeitos dos pesticidas manuseados por agricultores. O produto também interfere negativamente no desenvolvimento da criança. Viver perto de uma área poluída também aumenta a probabilidade.

 

“Determinou-se depois de cinco anos de trabalho que a exposição a esses produtos por mulheres grávidas no momento da formação do feto – no fim do primeiro trimestre e no início do segundo – aumentou três vezes o risco de má-formação“, explicou Nicolas Kalfa, um dos autores do estudo, em entrevista ao canal de TV francês BFM. Um novo estudo será feito pelos especialistas para descobrir os efeitos desses produtos na gestação de meninas. 

 

nail polish red

O “trio tóxico” presente no esmalte pode causar problemas como infertilidade e até câncer. Foto: Istock.

 

Esmalte pode causar infertilidade 

 

No mês passado, o epidemiologista Thu Quach, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, divulgou um alerta para os problemas causados pelo uso de esmaltes nas unhas.

 

Segundo a sua pesquisa, componentes como tolueno, formaldeído e ibutyl ftalato, considerado o “trio tóxico”, pode causar problemas hormonais, como infertilidade e até câncer. A publicação, feita no jornal americano Daily Mail, aponta que o Tolueno, usada como solvente, pode afetar o sistema nervoso central e causar danos no sistema reprodutivo.

 

Além do contato do esmalte, o problema pode também ser desencadeado pela inalação desses produtos químicos. Profissionais que atuam em salões de beleza com pouca ventilação estão ainda mais expostos aos danos à saúde. Manicures que ficam muito tempo manuseando o produto podem apresentar problemas respiratórios, irritação na pele, alergias e náusea. 

 

Alguns fabricantes já alteraram o processo químico para eliminar o “trio tóxico” dos esmaltes, mas o consumidor deve ficar atento ao rótulo e verificar as substâncias contidas no produto. 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!