Esporte

Conheça os benefícios da hidroginástica e caia na água

Por Redação Doutíssima 11/06/2015

A hidroginástica é um exercício físico muitas vezes subestimado pelas pessoas. Muitas delas acreditam que seus resultados são insatisfatórios, mas estudos revelam justamente o contrário. Ela pode trazer grandes benefícios para o corpo e excelentes resultados para quem busca ganhar condicionamento físico, perder peso e ser mais saudável.

 

Hidroginástica: um exercício cheio de benefícios

As atividades físicas realizadas na água não exigem tanto das articulações do corpo humano como aquelas praticadas em solo firme. Em razão da resistência da água, a hidroginástica também consegue aumentar a força muscular.

hidroginastica

Exercícios na água são considerados de baixo impacto e aumentam a flexibilidade. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, os exercícios na água são extremamente benéficos para a saúde cardiovascular. Conheça mais alguns benefícios desse tipo de exercício:

 

1. Baixo impacto

As atividades físicas feitas na água causam menos impacto em ossos e articulações. As chances de você ter alguma lesão exercitando-se na água são muito menores do que nos exercícios feitos em terra firme.

 

2. Resistência muscular

Aumenta a resistência e o tônus muscular em razão da alta densidade da água. Com isso, você conseguirá resultados mais rápidos se comparados com aqueles obtidos a partir de exercícios em terra.

 

3. Flexibilidade

A gravidade é menor na água, e exercitando-se na piscina, você terá muito mais flexibilidade que em terra firme.

 

4. Saúde cardiovascular

Quando você faz atividades físicas na piscina, normalmente seu peito fica abaixo da linha da água. Com isso, ao realizar determinados movimentos, você também estará condicionando sua respiração – algo que nem sempre ocorre em terra.

Além disso, a frequência cardíaca será menor se comparada a atividades como ciclismo ou corrida. Por isso, a hidroginástica é excelente para aumentar a saúde cardiovascular.

 

5. Temperatura corporal

Fica estável e em um nível confortável quando você pratica exercícios na água. Isso é extremamente benéfico para o corpo e também para a mente – o exercício será mais prazeroso.

 

6. Perder calorias

As pessoas acham que os exercícios na água são fáceis e, por isso, não servem para perder calorias. É uma ideia equivocada, já que ao realizar atividades físicas na piscina, é possível perder de 450 a 700 calorias por hora.

 

Hidroginástica: tratamento seguro

De acordo com um estudo publicado na revista The Cochrane Library, os exercícios na água são efetivos e seguros para o tratamento de osteoartrite no joelho e no quadril. Os pesquisadores repassaram os resultados de seis levantamentos anteriores, e concluíram que a hidroginástica é benéfica e eficaz em curto prazo para esses problemas.

 

Os especialistas indicam que exercícios na água devem ser a primeira parte de uma rotina de exercícios para tratar essas condições. Eles afirmam que isso ocorre em razão da pressão hidrostática exercida pela água, que ajuda a reduzir as dores nas articulações.

 

As atividades físicas na água são recomendadas para todas as pessoas – desde atletas de alto rendimento até pessoas com idade avançada. Os exercícios na água exigem pouquíssimo das articulações do corpo humano, e por isso é possível praticá-los com risco reduzido de lesões e por mais tempo.

 

Por isso, se você está procurando uma atividade física de baixo impacto, considere fazer hidroginástica. Entretanto, mesmo que essa atividade envolva riscos reduzidos, é importante consultar seu médico antes de iniciá-la para saber se você está apto para isso.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!