Unhas

Confira 5 dicas para cuidar e manter a unha curta

Por Leonardo Tosta 12/06/2015

Muitas mulheres, por um motivo ou outro, precisam manter a unha curta. Você pode até pensar o contrário, mas isso não exclui a necessidade de cuidados específicos para a sua manutenção.

 

A boa notícia é que para essa rotina de cuidados, você não precisa ir a um salão de beleza todas as semanas. Com algumas dicas, é possível manter as unhas curtas em casa sem qualquer mistério.

unha curta

Pessoas que aderem às unhas curtas podem apostar no formato mais arredondado. Foto: iStock, Getty Images

 

Unha curta e suas vantagens

Se você se pergunta o motivo da necessidade de manter a unha curta, saiba que elas são muito mais higiênicas do que as unhas longas.

Além disso, muitas mulheres podem necessitar ter unhas menores devido ao seu tipo de trabalho e também porque às vezes têm dificuldades para deixá-las crescer. Segundo as diretrizes da Prevenção da Infecção Hospitalar da Sociedade Brasileira de Infectologia, quem participa de equipe cirúrgica precisar manter as unhas curtas e evitar as unhas postiças.

 

Caso você a possua em razão de ter unhas fracas e quebradiças que impedem seu crescimento, ter cuidados com a saúde das unhas e cutículas é uma boa forma de fortalecê-las para que cresçam mais saudáveis e fortes. Por isso, inicie hoje mesmo sua rotina de cuidados com a unha curta.

 

Dicas para cuidar de unha curta

Muitas mulheres que possuem unha curta têm dúvidas sobre como cuidá-las, ou como esmaltá-las com cores que favoreçam esse comprimento. A ideia é cuidar de suas unhas como se elas fossem compridas e, além disso, ter cuidados específicos quanto ao seu fortalecimento. Veja algumas dicas que podem ajudar:

 

1. Hidrate suas cutículas

Ar condicionado, lavagem frequente e tarefas diárias muitas vezes causam o ressecamento rápido da pele das cutículas. Então, usar um bom creme para mãos e cutículas é fundamental. A pele da cutícula é muito sensível, e com o seu ressecamento é muito fácil uma ruptura, que pode causar uma infecção. Além disso, evite retirar as suas cutículas.

 

2. Formato

 

O melhor formato para unha curta é aquele mais arredondado. Isso ajuda a impedir que elas quebrem mais facilmente. Além disso, é um formato fácil de fazer em casa e que ajuda a prolongar a forma natural do seu dedo.

 

3. Use um esmalte fortalecedor

Um grande aliado para quem deseja unhas fortes, sejam longas ou curtas, é o uso de um bom esmalte fortalecedor. Lembre-se que as unhas não fortalecidas, mesmo que curtas, podem quebrar-se com facilidade. Use pelo menos duas vezes ao mês, e não esqueça de deixá-las um tempo sem qualquer tipo de esmaltes para que possam respirar.

 

4. A melhor cor de esmalte

Mesmo que você tenha uma unha mais curta, é possível usar qualquer cor de esmalte. Todavia, esmaltes em cores mais neutras fazem as suas mãos e unhas parecerem mais longas. Esse efeito também é atingido através de outras técnicas de nailart, como a francesinha.

 

5. Alimentação

Coma alimentos que contêm muita proteína e vitamina B7 (também chamada de biotina), como carne, peixe, leite, nozes, amêndoas e ovos. Eles ajudam a manter as unhas fortes e saudáveis.

6. Evite usar unhas postiças

Muitas mulheres se rendem às unhas postiças de vez em quando. Mas a cola utilizada é capaz de prejudicar as unhas naturais, e por isso é melhor evitar. Deixe para usar esse recurso quando for estritamente necessário, e retire assim que for possível.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!