Relacionamento

Confira 7 fatores que ajudam na escolha do par perfeito

Por Redação Doutíssima 12/06/2015

É muito comum ouvir conselhos para encontrar seu par perfeito, mas o que muitos esquecem é que isso pode não ser uma questão de encontro, e sim de escolha. Você decide o que deseja em um parceiro ou parceira e vai atrás de quem possa se encaixar nesse perfil.

 

Próximo ao Dia dos Namorados, a pressão social para ter e manter um relacionamento é ainda mais forte. Nessas horas, talvez seja melhor evitar o contato familiar, principalmente com aqueles parentes que sempre perguntam sobre a sua vida amorosa. Afinal, estar com o seu par perfeito não é tão simples assim.

par perfeito

Os interesses em comum podem ser um fator importante para um relacionamento. Foto: iStock, Getty Images

 

Suas chances de encontrar o par perfeito

Em 2010, o matemático solteiro Peter Backus usou seu tempo de sobra para calcular quais as chances de encontrar seu par no Reino Unido. Depois dos resultados, publicou um estudo sobre a descoberta.

Seus três últimos anos de solidão, sem um relacionamento fixo, foram a inspiração do estudo. Considerando algumas preferências dele, como faixa etária e a exigência de um diploma de ensino superior, o estudioso descobriu que sua cara metade poderia ser uma entre 285 mil mulheres.

Esse número final indicou que nas 30 milhões de moças vivendo no Reino Unido na época, somente 26 teriam o potencial de ser o par perfeito para o estudioso. No caso do professor, o destino se encarregou de fazer com que ele encontrasse o amor verdadeiro e se casasse em 2013. Eles se conheceram através de um amigo em comum.

Como escolher o par perfeito

Para ajudar na tarefa de escolher um parceiro ou uma parceira, algumas dicas podem ser muito úteis. Confira:

1. Conheça-se

Primeiro conheça a pessoa mais importante em qualquer relacionamento: você. Entenda quais são seus defeitos, sua personalidade, suas preferências, o que você gosta e o que você não gosta. Assim fica mais fácil encontrar alguém que combine com o seu jeito.

2. Defeitos

Todo mundo tem defeitos, o truque é saber quais são os que você pode relevar e que não se sobrepõem aos traços positivos da personalidade de alguém.

3. Valores pessoais

Os valores pessoais do seu par também precisam estar de acordo com os seus, já que isso vai facilitar o planejamento de uma vida a dois.

4. Interesses

Vocês não precisam gostar exatamente das mesmas coisas, mas precisam ter interesses em comum. Se o seu final de semana ideal é passar a maior parte do tempo no sofá vendo filmes, não vai dar muito certo se envolver com alguém que não gosta de acompanhar as histórias de ficção pela televisão.

5. Procure em diversos ambientes

Para encontrar uma peça de roupa perfeita, às vezes leva um bom tempo nos provadores e idas a diversas lojas. Com seu par também pode ser assim. Você precisa procurar em mais de um ambiente de convivência social e testar sua compatibilidade com mais de uma pessoa.

6. Desenvolva um relacionamento

Você acha que encontrou seu par perfeito? Não precisa sair correndo para a igreja. Dê tempo para o relacionamento se desenrolar, evoluir naturalmente sem forçar a barra. O tempo é um dos principais ingredientes para o amadurecimento das pessoas e das relações.

7. Confie nos seus instintos

Se você não se sentir confortável com alguém que se encaixa em tudo que você procura, talvez não seja esse o seu par perfeito.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!