Saúde Mental

Afaste a tristeza com dicas sobre como sair da depressão

Por Redação Doutíssima 14/06/2015

Como sair da depressão? A tristeza é um sentimento comum para os seres humanos. Diante das adversidades da vida, o sofrimento representa uma reação natural. Mas a incapacidade de afastar a sensação de pesar e recuperar a alegria de viver pode ser perigosa.

Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que 121 milhões de pessoas ao redor do globo sofrem de depressão. Nos países em desenvolvimento, o Brasil ocupa a primeira posição do ranking de prevalência da doença.

 

Segundo levantamento divulgado pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), 18% das pessoas que participaram da pesquisa estavam deprimidas há, pelo menos, um ano.

como sair da depressão

Superar a depressão muitas vezes depende de ajuda profissional e medicamentos. Foto: iStock, Getty Images

Entenda a doença para saber como sair da depressão

Para saber como sair da depressão, é necessário compreender a doença. Mas esse processo pode ser difícil, pois os sintomas facilmente são confundidos com uma melancolia passageira. Na realidade, a manifestação dos indícios de depressão pode ser exatamente igual a de uma tristeza passageira: vontade de chorar, de ficar sozinho, falta de ânimo e energia.

De acordo com artigo publicado pelo Instituto de Psicologia de São Paulo, a verdadeira diferença entre a tristeza comum e a depressão está na intensidade dos sentimentos, pensamentos e ações negativas. A pessoa deprimida não sente vontade de comer, sair de casa ou mesmo de se levantar com uma frequência recorrente. Já em casos de tristeza passageira, esses sentimentos perduram por um período curto de tempo.

Ainda segundo o Instituto de Psicologia, a depressão não surge por conta de uma situação isolada, mas sim pela interação de fatores de ordem biológica, psicológica, histórica e ambiental. Romper o ciclo vicioso de tristeza e desespero requer força de vontade. Mas se o seu questionamento é como sair da depressão, saiba que há alternativas para conseguir superar a dor e recuperar o ânimo.

Confira dicas sobre como sair da depressão

A tristeza é um sentimento poderoso, capaz de acabar com sua motivação. A estimativa da OMS aponta que, em 2030, a depressão poderá ser o mal que acomete mais pessoas em todo o planeta. A organização projeta que, já em 2020, a depressão será a segunda maior causa de incapacitação no mundo.

Por isso, o primeiro passo para entender como sair da depressão é lembrar que você não precisa ser refém dos seus sentimentos e emoções. A capacidade de mudar seu estado emocional está nas suas mãos.

Com isso em mente, siga as dicas abaixo para saber como sair da depressão:

1. Investigue as causas de sua tristeza

Esse é o motivo pelo qual as pessoas recorrem à terapia. O processo de autodescoberta, que envolve detectar os acontecimentos que geram sentimentos ruins, é o primeiro passo para acabar com eles. Explorar essas sensações é crucial, pois ignorar os problemas atenua ainda mais o sentimento de tristeza.

2. Acabe com os pensamentos automáticos

Quem sofre de depressão acaba conservando muitos sentimentos negativos automáticos. Uma boa prática é prestar atenção sempre que você estiver tendo reações pessimistas ou pensamentos obscuros e buscar afastá-los. Além disso, fique atento às situações em que isso ocorre e tente se manter otimista diante delas, ou trabalhar para mudá-las.

3. Busque sua felicidade

Para recuperar a autoestima, lembre-se dos seus sonhos. Certamente, há muitas coisas que você ainda quer fazer na vida e nunca é tarde demais para isso. Mesmo que a jornada seja difícil, não desista de buscar sua felicidade.

4. Mantenha equilíbrio em sua vida

Equilíbrio é a palavra-chave para uma vida saudável. Por isso, priorize sempre um tempo para fazer atividades que lhe proporcionem prazer. Manter uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios físicos também ajuda a afastar a depressão.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!