Relacionamento

Aprenda como superar e evitar a indiferença na relação

Por Redação Doutíssima 15/06/2015

Muitas vezes, a vilã dos relacionamentos não é a falta de confiança ou comunicação, mas sim a indiferença. Uma relação pode sobreviver à maioria dos problemas se o casal estiver comprometido em fazê-la funcionar. Quando um não se importa mais com o que a outra pessoa sente, é um sinal de que algo está errado e que é preciso aprender a contornar o problema.

 

O que é a indiferença em um relacionamento?

“O oposto do amor não é o ódio, é a indiferença”. Esse é um mantra dos conselheiros matrimoniais e uma das principais causas por que um casal aparentemente feliz decide se separar. É possível identificar um relacionamento assim: são aqueles em que não há pontos de vista ou comunicação, mas apenas aceitação sem reação.

indiferenca

A falta de interesse em relação ao que o parceiro sente pode desgastar a relação. Foto: iStock, Getty Images

Porém, isso não precisa ser o final de uma relação. Detectada a tempo, é um sinal de alerta de que algo está errado e que é preciso reverter a situação. Relações sólidas e duradouras exigem empenho e atenção de um com o outro.

 

Se você notou esse sinal de alerta, não espere que o seu parceiro dê o primeiro passo. Há algumas maneiras de lidar com o problema e evitar que isso seja um empecilho para sua felicidade amorosa.

Uma delas é a procura pela terapia. No X Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, que aconteceu em abril de 2015, afirmou-se que o profissional precisa estar preparado para identificar o impacto que o sentimento de indiferença, por exemplo, causa nos relacionamentos amorosos.

 

O que fazer com a indiferença?

Se você não deseja sucumbir aos efeitos devastadores dessa situação, é possível seguir algumas orientações simples para evitar que ela possa tomar proporções perigosas. Confira.

 

1. Conscientização

Esteja ciente de alguns sinais de perigo, como não passar tempo juntos, comunicação menos frequente, atividades separadas, desinteresse em cuidar um do outro etc.

 

2. Mostre interesse

O próximo passo é mostrar interesse em resolver o problema. É possível melhorar o relacionamento demonstrando interesse e incentivando o parceiro a falar sobre coisas que são do interesse dele. Quer um exemplo? Pergunte como foi seu dia e seja um bom ouvinte.

 

3. Objetivos comuns

Quando duas pessoas deixam de trabalhar em conjunto para atingir objetivos comuns, elas tendem a seguir caminhos separados. Ocorre o mesmo em um relacionamento quando o casal começa a preocupar-se apenas com os interesses individuais de cada um.

Portanto, se vocês estão cientes da indiferença na relação, tentem trabalhar juntos em uma direção comum.

 

4. Crie experiências alegres

Depois de um tempo de relacionamento, as pessoas passam a esquecer experiências boas com o parceiro, e tudo vira parte da rotina. Ao fazer isso, muitos casais permitem que a relação se torne maçante e chata. Procure algumas atividades que você sabe que ambos gostariam de fazer, como uma viagem, um passeio, ou algo que saia da rotina.

5. Renove a sua relação

Outra maneira de fortalecer a relação e lutar contra a indiferença é renová-la. Sentem-se juntos e conversem sobre o relacionamento e de que forma cada um pode contribuir para que ele volte a funcionar da melhor maneira. Não basta fingir que o problema não existe: é preciso encará-lo e buscar uma solução.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!