Dieta

Dieta nórdica promete saúde a mais e quilos a menos

Por Redação Doutíssima 15/06/2015

Provavelmente, muitas pessoas vão pensar em excessos se ouvirem a expressão “comer como um viking”. Saiba que não é bem assim. Você vai ver que seguir a dieta nórdica nada tem a ver com comer demais ou errado. Trata-se de uma versão da dieta mediterrânea, criada pelos escandinavos, e que garante uma alimentação saudável.

 

Quem explica o que é e como funciona a dieta nórdica é a nutricionista Flávia Porto Wieck, professora do curso de Nutrição da Universidade Feevale. De acordo com ela, essa dieta é formada basicamente por alimentos como vegetais de raiz, a exemplo de batata e cenoura, frutas vermelhas, como morango e amora, peixes de água fria como salmão e bacalhau.

dieta nordica

Dieta viking está relacionada à alimentação saudável e natural no dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

 

Dieta nórdica promete vida saudável

Fazem parte ainda dessa dieta os cereais como cevada, centeio e aveia, alimentos integrais, carnes brancas e fontes de gorduras boas. “Essa dieta também sugere mudanças saudáveis, como evitar bebidas açucaradas e preferir sucos de frutas, alimentos sem conservantes e a escolha de alimentos orgânicos”, comenta a professora.

Segundo Flávia, o objetivo da dieta nórdica não é emagrecer. Em primeiro lugar, a proposta dessa dieta é a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares e as dislipidemias, que é o aumento dos níveis de lipídios e lipoproteínas no sangue.

 

Mas logicamente, a perda de peso pode ser uma consequência bastante satisfatória, já que adotar um cardápio baseado em alimentos naturais e baixíssimos níveis de gordura e de calorias pode significar números mais baixos na balança.

Flávia ressalta que os alimentos cultivados no Brasil podem facilmente substituir os que são base dessa dieta. Basta seguir os equivalentes de acordo com os grupos alimentares, por exemplo, nos lugares dos vegetais de raiz, pode ser usada a mandioca, a beterraba ou o inhame.

Dieta nórdica é estilo de vida

Por ser extremamente saudável, a dieta nórdica pode deixar de ser uma dieta e se tornar um estilo de vida. Segundo Flávia, os hábitos dos escandinavos não se diferenciam daqueles preconizados aqui no Brasil pelos profissionais de saúde. Por isso, não há restrições para o consumo dessa dieta.

Na verdade, a dieta nórdica é um nome diferente para dizer que se trata de uma alimentação extremamente saudável. “É importante ressaltar que não há informações científicas sobre essa prática alimentar, apenas o que lemos e o que conhecemos das publicações”, diz a nutricionista.

A chamada dieta viking começou a ganhar espaço a partir de 2004 quando os chefs René Redzepi e Claus Meyer, considerados visionários, organizaram um encontro para debater o aumento do consumo de alimentos processados e aditivados de grãos refinados e frango e carne produzidos em grande escala.

Eles fizeram vários estudos a partir da cozinha do seu restaurante e constataram que as pessoas que seguiram o cardápio baseado nos alimentos já citados ao longo deste texto, emagreceram cerca de três quilos e meio em seis meses.

Essas pessoas também tiveram diminuídas as circunferências do abdômen e do quadril, além de diminuir a quantidade de gordura corporal e a pressão sanguínea.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!