Dança

Bambodança queima calorias de forma divertida

Por Redação Doutíssima 18/06/2015

Para quem quer uma maneira divertida de perder peso, a bambodança é a opção perfeita. A modalidade está começando a ganhar força no Brasil, mas já é um sucesso há muitos anos nos Estados Unidos, onde é conhecida como hoopdance e tem como adeptas celebridades como Beyoncé, Kelly Osborne e Michele Obama.  

 

Tudo o que você precisa para praticar a bambodança é um bambolê e alguns minutos diários. É possível ter benefícios como tonificar abdômen, braços, coxas e bumbum, além de queimar cerca de 400 a 600 calorias em apenas uma hora. É uma ótima forma de exercitar o corpo com um gostinho de infância.

bambodanca

Exercício aeróbico com bambolê promove melhora na concentração e na flexibilidade. Foto: iStock, Getty Images

 

Bambodança é uma excelente forma de exercício

O bambolê encontrou seu caminho para academias e estúdios tradicionais como uma forma eficaz e divertida de exercício. Inventado por norte-americanos na década de 1950, esse brinquedo se tornou coisa de adulto em meados dos anos 2000. Porém, apenas atualmente é que tem encontrado sua trilha para o mundo fitness.

 

No Brasil, a modalidade foi idealizada pela educadora física Patricia Arnosti. A profissional, depois de morar alguns anos nos Estados Unidos e ver como esse método fazia sucesso por lá, decidiu iniciar um projeto similar em terras brasileiras, em meados de 2010 – o Projeto bambodança.

 

As aulas geralmente incorporam uma ampla variedade de coreografias e muita música em um treino de grupo com ritmo acelerado e divertido. No lugar do brinquedo de plástico, são usados aros maiores e mais pesados. Isso faz com que o giro em torno do corpo seja mais lento e fácil, além de possibilitar maior queima calórica e melhores benefícios de aptidão.

 

Bambodança é um treino eficaz?

De acordo com o Conselho Americano de Exercício, os resultados obtidos com a atividade são comparáveis ​​aos benefícios que você colheria com outros exercícios aeróbicos.

 

Para medir a intensidade e o potencial da bambodança, uma equipe do Programa Exercício e Saúde da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, recrutou 16 voluntárias do sexo feminino, com idades entre 16 e 59 anos. Todas tinham um nível de médio a avançado com o uso do bambolê.

 

Após o teste, os investigadores descobriram que os movimentos com o bambolê queimam uma média de sete calorias por minuto, totalizando cerca de 210 calorias em uma sessão de 30 minutos de exercício.

 

Esse exercício exige esforço de alguns dos maiores músculos do corpo, que requerem uma quantidade significativa de energia. Isso obriga o corpo a queimar depósitos de gordura.

Além disso, é benéfico para a construção de flexibilidade nos músculos do inferior das costas e do quadril, que tendem a ser encurtados devido às várias horas que as pessoas ficam sentadas diariamente.

 

Juntamente com seus efeitos poderosos sobre a resistência muscular e a força, os benefícios de flexibilidade oferecidos pelo uso regular do bambolê podem melhorar muito sua estabilidade, equilíbrio e postura.

Outro ponto importante dos acréscimos positivos da bambodança é visto do ponto de vista mental. Esse método exige concentração para manter o aro em rotação. Com a concentração aprimorada, outras áreas de sua vida são beneficiadas. A atividade ainda é capaz de aumentar sua confiança e sensação de bem-estar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!