Relacionamento

Saiba como usar o site de relacionamentos com segurança

Por Redação Doutíssima 18/06/2015

Nos dias de hoje, cada vez mais pessoas usam um site de relacionamentos para encontrar sua cara metade. Essa é uma forma de conhecer pessoas que pode dar certo, mas é preciso estar disposto a arriscar, já que nem sempre é possível saber o que vai se encontrar online. Ter cuidado na utilização desse tipo de site é fundamental para sua segurança.

 

De acordo com um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, 35% das 20 mil pessoas que responderam ao questionário conheceram seu parceiro ou parceira online. A pesquisa demonstrou que a taxa de divórcio entre casais que se conheceram online é de 6% – enquanto a dos casais que se conheceram offline é de 8%.

site de relacionamentos

Mentir sobre o local em que você mora é um erro em sites para relacionamentos. Foto: iStock, Getty Images

 

Site de relacionamentos: descubra o que é real

É preciso ter um pouco de desconfiança quanto a site de relacionamentos que prometem indicar seu par perfeito. De acordo com um artigo publicado na revista Psychological Science in the Public Interest, em 2012, eles são incapazes de dizer se uma relação irá durar muito tempo apenas comparando interesses e personalidades.

 

A Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos alerta ainda que é preciso estar atento às pessoas que frequentam site de relacionamentos na internet. É possível desconfiar se a pessoa:

 

1. Comunicação

Quer deixar o site e imediatamente passar para comunicação via e-mail ou chat de mensagem instantânea.

2. Sentimentos

Fala em amor logo na primeira conversa.

 

 

3. Localização

Fala ser do país em que você mora, mas está viajando a trabalho ou a lazer.

4. Planos

Faz planos para visitá-la, mas desmarca em razão de algum evento trágico ou negócio do trabalho que foi mal.

 

É necessário também abrir o olho com a descrição das pessoas. De acordo com um levantamento feito pela Universidade Wisconsin-Madison, 81% das pessoas mentem em site de relacionamentos sobre seu peso, altura ou idade.

 

No entanto, se você deseja levar o relacionamento para a vida real, funciona mais ou menos como um encontro com uma pessoa que você já conhece. Fale sobre o que interessa e pergunte bastante – e claro, ouça o que a outra pessoa tem a dizer.

 

Alguns cuidados adicionais incluem marcar o primeiro encontro em um local neutro, nem muito próximo a sua casa ou trabalho. Isso é importante por medida de segurança e também porque se não der certo, você não precisará enxergar seu amigo virtual todos os dias. Por medida de precaução, marque o encontro também em um local público.

 

Como criar um perfil em site de relacionamentos

Se você tem interesse em frequentar algum site de relacionamentos, algumas dicas podem ser úteis.

1. Nome de usuário

Se você deseja procurar um relacionamento sério, faça alguma variação a partir do seu nome verdadeiro. Seja criativo e simples. Por outro lado, mantenha-se longe de apelidos com conotação sexual ou linguagem de gírias.

 

2. Foto

Perfis com apenas uma foto dificilmente passam por verdadeiros. O ideal é colocar, no mínimo, três fotos – todas elas dos últimos seis meses. Dessas fotos, uma deve mostrar claramente sua face, e outra deve mostrar seu corpo quase que por completo.

 

3. Localização

Não minta sobre onde você mora. É compreensível que você tenha um pouco de receio de conhecer pessoas do local onde você mora online, mas mentir sobre sua localização é um erro. 

 

4. Descrição

Você precisa ser único nessa área do seu profile. Essa é a chance para mostrar aos demais sobre quem você é. Seja bastante específico e fale sobre o que você gosta.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!