Guia dos Dentes

Saiba como arrancar dente de leite sem traumas

Por Redação Doutíssima 18/06/2015

A hora de cair o primeiro dentinho é motivo de celebração, mas nem sempre isso ocorre ao natural e, por isso, é preciso aprender como arrancar dente de leite. Normalmente, as crianças têm medo de ter um dente arrancado devido à dor, mas a boa notícia é que se ele está realmente pronto para sair, tirá-lo pode ser totalmente indolor.

 

Como arrancar dente de leite: técnicas

Segundo a Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (Abor), as crianças, normalmente, começam a perder seus dentes de leite por volta dos seis anos de idade.

como arrancar dente de leite

Alimentos que precisam de mastigação podem ajudar a remover dente de leite mole. Foto: iStock, Getty Images

Geralmente, os incisivos, que ficam na frente da boca, são os primeiros. Muitas vezes, é possível removê-los simplesmente balançando-os para frente e para trás com os dedos, e o dente sai sem muito esforço ou qualquer dor, tornando-se uma surpresa agradável para o pequeno.

 

É melhor permitir que os dentes possam cair por conta própria: quando seu filho tem um solto, é preciso incentivá-lo a soltá-lo ainda mais. Porém, se parece que isso não vai acontecer ao natural, é possível ajudar o processo. Veja quais são as melhores técnicas para arrancar dente de leite sem dor:

 

1. Vai e vem

Usando uma gaze, procure mover o dente em movimentos de vai e vem. Faça isso várias vezes ao dia e, de preferência, ensine a criança a fazê-los. Quando você sentir que ele está preso apenas pela pele da gengiva, envolva a gaze em todo do dente, desde a raiz, e puxe delicadamente. Se o dente de leite estiver pronto para ser arrancado, ele sairá junto com a gaze.

 

2. Alimentos

Você pode instruir seu filho a comer alimentos que ajudam no processo de arrancar dente de leite. A maçã e a cenoura são ótimas para isso. Basta incluir frutas e verduras de difícil mastigação, e o dente de lei será removido em pouco tempo.

 

3. Escovação

Também é possível estimular o processo de como arrancar dente de leite com um maior tempo de escovação. Além de manter a área limpa e longe de bactérias, os movimentos da escova vão ajudar a afrouxar ainda mais o dente, e logo ele irá cair.

 

4. Dentista

Se você não consegue arrancar o dente do seu filho, ou sente que ainda não está no momento correto, procure um profissional. Um dentista pode ensinar o seu filho a como lidar com o dente mole, e também como arrancar dente de leite com segurança se for necessário.

 

Como arrancar dente de leite: cuidados

Na maioria dos casos, a única complicação após a remoção de um dente de leite é um leve sangramento. Para ajudar a estancá-lo mais rápido, use uma compressa de gaze e aplique pressão.

 

Se você acha que ficaram fragmentos do dente ainda na gengiva, é uma boa ideia visitar o dentista. Não tente removê-los em casa, pois isso pode causar dor grave para seu filho.

Além disso, caso veja qualquer vermelhidão no dia seguinte ou seu filho esteja reclamando de dor, é hora de ver o dentista para garantir que não há algo de errado com a boca da criança. Mesmo que seja muito raro, uma infeção pode ocorrer no local.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!