Clínica Geral

Exercícios auxiliam a aliviar a dor nas mãos

Por Redação Doutíssima 19/06/2015

É pelas mãos que a vida anda. Difícil imaginar alguma atividade sem a qual elas sejam usadas. É por isso que qualquer incômodo nessa parte do corpo, como a dor nas mãos, pode atrapalhar os processos essenciais do cotidiano.

 

O pior de tudo é que pode ser justamente a atividade profissional a causadora do problema. Exercícios e cuidados podem prevenir e tratar essas dores que, negligenciadas, correm o risco de evoluir para doenças graves.

dor nas maos

Movimentos repetitivos com as mãos no trabalho podem causar dores nesse local. Foto: iStock, Getty Images

A dor nas mãos pode ser causada especialmente por atividades relacionadas a profissões que exigem movimentos repetitivos de flexão da mão. Mas também podem ser secundárias e consequências de complicações e condições clínicas como diabetes mellitus, hipotireoidismo, artrite reumatoide, tumores ósseos, processos infecciosos, entre outros.

Principais causas de dor nas mãos

Entre as principais causas de dor nas mãos está a Síndrome do Túnel do Carpo. Segundo diretrizes da Associação Médica Brasileira e da Agência Nacional de Saúde Suplementar, essa síndrome é o resultado da compressão do nervo mediano na passagem pelo túnel do carpo.

A característica mais comum dessa síndrome é a dor no período da noite em forma de queimação. Nesse caso, o indivíduo acorda sacudindo vigorosamente a mão.

O tratamento baseia-se na utilização de uma órtese durante a noite, mantendo o punho em posição neutra, sem flexibilização. Há situações em que é preciso a intervenção cirúrgica.

Outra causa de dor nas mãos bastante frequente é a Tenossinovite de DeQuervain, também chamada de tenossinovite estenosante do abdutor longo do polegar ou extensor curto do polegar.

Essa complicação pode ser resultado de ações repetitivas que consistem em movimentos de pinçamento do polegar e do dedo indicador associado aos movimentos dos pulsos.

Da mesma forma que a Síndrome do Túnel do Carpo, para tratar a Tenossinovite de DeQuervain, o mais adequado é o uso da órtese e ainda a administração de medicamentos anti-inflamatórios.

 

dor nas mãos 

Exercícios para tratar dor nas mãos

Caso os sintomas da dor nas mãos não forem muito graves e não necessitarem de intervenções cirúrgicas ou de medicamentos, de acordo com a orientação médica, o paciente poderá fazer exercícios que aliviem esse incômodo. O médico pode orientar a execução de alongamento, fortalecimento muscular e ainda repouso.

Acompanhe abaixo exercícios que podem ser feitos de forma bem lenta. Caso você tenha dúvidas ou doenças debilitantes nas mãos, procure orientação médica antes de fazê-los.

Se o seu problema é o comprometimento da amplitude de movimento, como a dificuldade em abrir um frasco, siga os seguintes conselhos para exercitar-se.  Eles vão ajudar no movimento do pulso e dos dedos. Faça uma série de 10 repetições, três vezes ao dia, para cada exercício.

1. Flexão e extensão do punho

Ponha o antebraço sobre uma mesa com a mão sobre a borda, com a palma virada para baixo. Descanse o pulso em uma toalha dobrada.  Movimente a mão até sentir um alongamento suave e devolva para a posição inicial. Repita os mesmos movimentos com a palma da mão virada para cima.

2. Alongamento

Em pé ou sentado, inicie com o cotovelo dobrado. Com a outra mão, segure o lado do seu polegar e dobre o punho para baixo. Para intensificar o alongamento, gire o pulso ligeiramente em direção ao seu dedo mindinho. Faça novamente, dessa vez com o outro braço, que você segurou anteriormente.

 

 Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!