Dieta

Dieta do tomate ajuda a eliminar peso rapidamente

Por Redação Doutíssima 19/06/2015

Para quem deseja perder peso rápido, a dieta do tomate pode ser uma boa opção. Devido ao seu cardápio restritivo, essa dieta é capaz de ajudar a eliminar até 10 quilos em uma semana. O tomate, além de muito nutritivo, possui substâncias que ajudam a queimar calorias. Porém, essa dieta não deve ser usada por períodos prolongados.

 

Como a dieta do tomate pode ajudar a emagrecer

Segundo um estudo publicado na revista Nutrition, mulheres que tomam meio copo de suco de tomate ao longo de oito semanas conseguem perder peso sem qualquer alteração em sua dieta ou estilo de vida. Além disso, o colesterol delas é capaz de cair em aproximadamente 10%.

dieta do tomate

Consumo de tomate pode ajudar na perda de peso e na redução do colesterol. Foto: iStock, Getty Images

Em outro estudo recente, cientistas da China Medical University, em Taiwan, pediram que 25 mulheres saudáveis, de 20 a 30 anos, tomassem um copo de suco de tomate todos os dias. Dois meses depois, eles descobriram que esse hábito foi capaz de diminuir a cintura delas e de fazê-las perder peso.

 

Pesquisadores do Laboratório de Função Molecular dos Alimentos de Kyoto, no Japão, concluíram que uma substância nos tomates é capaz de efetivamente ativar nosso DNA para queimar mais gordura. Trata-se de uma descoberta que pode revolucionar nosso olhar sobre todos os tipos de dieta.

 

O 13-oxo-ODA, como essa substância foi chamada, é um tipo de gordura ácida insaturada que ajuda a reduzir a quantidade de gordura neutra no corpo humano e prevenir o aparecimento da síndrome metabólica. Todos sempre souberam que os tomates são excelentes para eliminar gordura, mas agora que foi descoberto o motivo, a ideia é inclui-los cada vez mais nas dietas.

 

Além disso, diversos estudos têm sugerido que o tomate é capaz também de reduzir risco de câncer, doenças cardíacas e até mesmo depressão. Ele é uma excelente fonte de licopeno, um antioxidante que lhes dá a cor vermelha. Não é à toa que, recentemente, ele foi adicionado à lista dos chamados “superalimentos”.

 

dieta do tomate 

Como fazer a dieta do tomate?

Existem muitas versões da dieta do tomate na internet. Algumas incluem um cardápio bastante restritivo, onde você pode consumir apenas alguns tipos de alimentos durante uma semana. Veja como funciona:

– No primeiro dia, consumir apenas tomates

– No segundo dia, consumir apenas tomates e carnes magras

– No terceiro dia, consumir apenas  tomates, alface e carnes magras

– No quarto dia, consumir apenas tomates, alface, carnes magras e ovos cozidos

– No quinto dia, consumir alimentos permitidos no quarto dia e maçã

– No sexto dia, consumir apenas tomate e frango grelhado

– No sétimo dia, consumir apenas tomate

 

Por não proporcionar uma alimentação balanceada, a dieta do tomate não deve ser seguida por muito tempo.

Isso porque a dieta do tomate pode causar problemas à saúde em razão da carência de importantes nutrientes. Não esqueça de beber muita água e evitar exercícios físicos muito vigorosos nesse período.

Uma opção mais saudável da dieta do tomate é manter uma alimentação equilibrada e adicionar um pequeno copo de suco de tomate (200ml) a cada refeição – ou seja, a quantidade indicada seriam três copos de suco de tomate por dia. Assim, é possível obter todos os benefícios do tomate para perder peso.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!