Clínica Geral

Aprenda a identificar 5 sinais de baixa imunidade

Por Redação Doutíssima 22/06/2015

É o sistema imunológico que garante as defesas do organismo quando o corpo é ameaçado pela invasão e contaminação por micro-organismos perigosos para a saúde aos quais estamos expostos o tempo todo. Mas pode acontecer desse sistema se fragilizar e a porta da baixa imunidade ser aberta. É preciso estar atento a esses sinais.

 

Quando percebemos complicações na pele, unhas enfraquecidas, cabelo caindo, gripes recorrentes, entre outros sinais, é importante procurar ajuda médica. Esses sintomas podem ser isolados, mas nunca é demais buscar orientação de um profissional de saúde. O alerta da baixa imunidade pode ir bem mais além e esses podem ser sinais bem vagos.

baixa imunidade

Resfriados recorrentes e o aparecimento de otite podem significar imunidade baixa. Foto: iStock, Getty Images

 

Causas da baixa imunidade

A baixa imunidade pode ter causa primária, que é quando o indivíduo nasce com predisposição genética. Há, no entanto, pessoas saudáveis que em um determinado momento, expõem-se a situações que resultam na dificuldade do corpo em manter o equilíbrio e funcionamento do sistema imunológico.

E que situações são essas que podem causar a baixa imunidade? Elas variam muito e vão desde maus hábitos a alguns tratamentos específicos como o uso de medicamentos que interferem na imunidade, quimioterapia, exposição à radiação, alimentação desequilibrada, uso de drogas, ingestão de álcool, exercício físico em excesso, estresse por tempo prolongado.

Entre essas causas, doenças que provocam uma grande perda de proteínas, pois são elas as responsáveis pelos anticorpos. Além disso, doenças crônicas, carência de vitaminas e pouco repouso também podem interferir no funcionamento do sistema imunológico.

Não há um exame específico para detectar a baixa imunidade, mas alguns sinais são bem importantes. O fundamental é buscar ajuda médica diante de qualquer alteração em sua rotina e em suas sensações, principalmente se forem persistentes ou recorrentes. A redução da resistência do organismo dá condições para o surgimento frequente de doenças.

Sinais da baixa imunidade

À medida em que você conhece seu corpo e como ele funciona normalmente, fica mais fácil identificar problemas. Fique atento a essas áreas mais específicas e às complicações que elas podem apresentar:

1. Na boca

Herpes, amigdalite e estomatite podem aparecer.

2. Na pele

Abcessos, doenças causadas por fungos, bactérias e vírus, infecções.

3. No sistema respiratório

Resfriados e gripes recorrentes, difíceis de curar. Se ocorrer mais de uma pneumonia no período de um ano, não hesite em procurar um médico para que a situação seja investigada. Febra alta com calafrios, tosse forte, falta de ar, dor no peito, vômitos e perda de apetite são sintomas graves de infecções pulmonares.

4. Na região genital

A região genital pode ser acometida pela herpes.

5. No ouvido

Otites. Essas infecções são ocasionadas pela concentração de líquido e detonada por bactérias. Fique atento a sintomas como febre, dor, secreções e coceira.

Alimentação e imunidade baixa

A alimentação pode ajudar a aumentar sua imunidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), alimentos ricos em selênio (castanha do Pará), zinco (cereais integrais)  e vitamina C (frutas cítricas) podem ser uma alternativa para devolver o bem-estar ao organismo.

A SBM ainda ressalta que é importante ingerir bastante água ao longo do dia, evitar comer em restaurantes, lavar bem as mãos antes de se alimentar e realizar a higienização correta de frutas e verduras.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!