Sem categoria

Veja como manter a disciplina e a motivação para treinar

Por Redação Doutíssima 22/06/2015

Conquistar uma silhueta definida e manter a saúde em dia são ideais que motivam os brasileiros a praticarem um exercício físico. Mas mesmo diante de variadas modalidades disponíveis, encontrar motivação para treinar pode ser um desafio. De acordo com levantamento realizado pelo IBOPE, dois em cada três brasileiros não praticam exercícios regularmente.

 

É fato que, quando a preguiça surge, é possível encontrar todos os motivos do mundo para desistir do treino. Esse é um processo de autossabotagem: a chuva, o aniversário do amigo, o trânsito ou qualquer outro imprevisto se tornam desculpas para deixar a atividade de lado. Na realidade, o que falta é motivação para treinar.

motivacao para treinar

Ter companhia para se exercitar é uma maneira de não desistir de ir à academia. Foto: iStock, Getty Images

 

Dicas para manter a motivação para treinar

Encontrar maneiras de manter a motivação para treinar em alta pode ser desafiador, mas sem dúvidas, é possível. É interessante lembrar que, ainda segundo levantamento do IBGE, 77% dos brasileiros com mais de 50 anos consideram a saúde a principal preocupação na vida. Investir nos treinos pode ser a solução para garantir tranquilidade em relação a isso.

Assim, se você está dentro dessa categoria de pessoas que objetivam viver de forma balanceada, ou se quer adquirir mais resistência e uma aparência estética bonita, vale a pena seguir as dicas abaixo. Confira algumas maneiras de adquirir motivação para treinar.

1. Comprometa-se

Praticar um exercício físico deve ser algo tão importante quanto o trabalho: um compromisso que você não pode faltar. Isso é comprometimento. Se você costuma fugir dessa obrigação, é possível fazer um plano trimestral ou semestral na academia, ou contratar um personal trainer para orientá-lo nos exercícios.

 

2. Escolha a academia ideal

Opte por uma academia ou estúdio que esteja no caminho de casa, ou perto do trabalho. Escolha esse espaço acessível, para que você mantenha a motivação para treinar mesmo nos dias cansativos. Vá à academia e faça pelo menos metade do treino, se estiver muito cansado.

 

3. Adapte seu horário

Encontre um tempinho na agenda para praticar o exercício, seja de manhã ou à noite. Para vencer a preguiça, já deixe pronta uma malinha no dia anterior, com as roupas ideais para o treino. Investir em roupas estilosas para malhar também é um fator que motiva.

 

4. Tenha companhia

Convide um amigo para se exercitar com você, seja no parque ou na academia.  Assim, o incentivo é mútuo e a malhação pode se tornar mais eficiente. Isso é fato cientificamente comprovado.

Um estudo publicado pelo periódico Annals of Behavioral Medicine analisou o desempenho de mulheres que pedalaram sozinhas e em grupo. As que pedalaram com parceiras aguentaram até o dobro do tempo na bicicleta.  

 

5. Pratique uma modalidade que você goste

Atualmente, a maioria das academias oferece modalidades como lutas marciais, grupos de corrida, hidroginástica, ioga, entre outras. Faça uma aula experimental e descubra qual exercício você gosta de fazer. Assim, a motivação virá naturalmente.

Motivação para treinar: musas fitness

Seguir musas fitness no Instagram é um truque infalível para quem busca motivação para se exercitar. A top Izabel Goulart e a diva fitness Gabriela Pugliesi, por exemplo, compartilham diariamente fotos e vídeos de seus treinos, com legendas inspiradoras para quem precisa de gás para colocar os tênis e se jogar na malhação.

Além disso, há inúmeros perfis com dicas de alimentação saudável e com fotos de tanquinhos bem definidos para quem quiser visualizar seu objetivo e, assim, manter a motivação em alta. Inspirações para se ter uma vida mais ativa não faltam nas redes sociais.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!