Filhos

Tire proveito da massagem shantala para relaxar o bebê

Por Redação Doutíssima 24/06/2015

O contato físico é uma ferramenta eficaz no estreitamento de vínculos – isso é ainda mais forte entre mães e filhos. A massagem é uma das maneiras de manifestar sentimentos e emoções. A shantala é um dos tipos mais conhecidos de massagem e reforça, de forma muito especial, o laço entre a mulher e seu filho.

 

Conforme Silvana Júnia Roriz, professora do Centro Universitário Newton Paiva e coordenadora do projeto Bem Nascer, a shantala é uma técnica que surgiu na Índia, onde as mulheres têm o hábito de massagear seus bebês desde o nascimento.

shantala

Massagear suavemente o bebê pode ajudar na liberação de tensões e na redução de cólicas. Foto: Shutterstock

 

Ambiente deve ser calmo para a shantala

A shantala é uma técnica destinada exclusivamente à massagem do bebê, devido à suavidade das manobras, objetivos da massagem e posicionamento da mãe e bebê. Na Índia, é realizada com a mulher sentada no chão com a criança despida em seu colo. Deve ser feita em um ambiente calmo, tranquilo, sem barulhos e aquecido.

Essa massagem foi trazida para o ocidente pelo médico francês Frédérick Leboyer. Conforme Silvana, o médico recomenda que a massagem seja realizada do primeiro ao sexto mês de vida do bebê, já que nessa idade a criança fica mais ativa e se movimenta mais.

A especialista chama a atenção para o fato de que a shantala não deve ser realizada antes do primeiro mês de vida do bebê, devido aos movimentos realizados nas costas e barriguinha.

De acordo com Silvana, é normal que a criança durma, faça xixi ou cocô durante a aplicação da shantala, isso devido ao relaxamento provocado. Também é contraindicado realizar as manobras após a amamentação, é preciso esperar uma hora após a mamada para iniciar a massagem.

Benefícios da shantala

Confira abaixo um resumo dos benefícios da técnica, diante de qualquer dúvida, procure orientação profissional para garantir a segurança e a saúde do pequeno.

–  Auxilia na liberação das tensões musculares

– Auxilia no sono do bebê, fazendo com que ele durma melhor

– Auxilia na liberação de gases

– Estimula a resistência imunológica

Reduz as cólicas e a prisão de ventre

– Amplia a respiração

– Melhora a expectoração

– Diminui o estresse

– Ajuda a criança a conhecer o corpo e a passar melhor por todas as fases do desenvolvimento motor

Como fazer a massagem

Para aplicar a técnica, aqueça as mãos e deslize-as do meio do peito do bebê em direção às axilas, e do meio do peito para os ombros.

Com as mãos em forma de “x”, deslize uma de suas mãos do peito em direção ao ombro esquerdo e outra no sentido inverso. Segure o braço do pequeno, formando um “bracelete” e siga do ombro ao punho.

Com o seu polegar, abra a mão do bebê e massageie desde a palma até os dedos.  Coloque as mãos em forma de concha e escorregue a lateral externa das suas mãos desde a base das costelas do bebê até o quadril.

Erga as perninhas do bebê e utilize seu antebraço para deslizar da costela até o quadril. Envolva a perna como um bracelete e percorra o espaço da virilha até o tornozelo. Use os polegares para movimentar do centro dos pezinhos aos dedos em gestos giratórios.

Nas costas, faça movimentos suaves de vai e vem, da nuca ao bumbum. Coloque a mão direita no bumbum do bebê e deslize a mão esquerda com o polegar, no sentido nuca-bumbum.

Na posição inicial, una os dedo no centro da testa da criança fazendo um semicírculo, em volta de cada olhinho. Volte ao meio da testa e repita o semicírculo, na direção das maçãs do rosto. Para terminar, faça os semicírculos até o queixo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!