Filhos

Veja como preparar as crianças para a festa junina infantil

Por Redação Doutíssima 24/06/2015

Uma das tradições brasileiras mais divertidas e aguardadas é, sem dúvida, a festa junina. É o momento ideal para integração, descontração, comidinhas gostosas e brincadeiras para todas as idades. Preparar uma festa junina infantil é uma maneira de entreter as crianças, que muitas vezes são o foco da comemoração.

Como as festas com esse tema remetem à vida na roça, o cardápio da festa não pode excluir pipoca, batata doce, paçoca, rapadura, bolo de milho e doces de frutas. Segundo informações da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, além de saborosos, esses alimentos também são muito nutritivos.

festa junina infantil

O preparo dos enfeites para a festa junina é uma maneira de entreter as crianças. Foto: iStock, Getty Images

É importante lembrar que cada Estado tem suas culturas e tradições bem peculiares, que se refletem na gastronomia e aparecem nas festas juninas.

Conhecer esse aspecto cultural remete a momentos bem especiais, celebrando o que cada lugar tem de melhor. Assim, o pão de queijo em Minas Gerais ou o churrasco no Rio Grande do Sul, por exemplo, conferem uma identidade ainda mais especial à tradição do País

Decoração da festa junina infantil

Em uma festa junina infantil, não podem faltar as tradicionais bandeirinhas para a decoração. Uma ideia que pode começar a integrar as crianças antes mesmo da festa chegar é convocá-las para ajudar no preparo dos enfeites.

Então, com a supervisão de um adulto, deixe que elas mesmas preparem as bandeirinhas, que podem ser feitas com papéis coloridos ou mesmo com revistas ou jornais velhos.

A mesa principal precisa ser colorida, escolha toalhas que remetam ao tema como as de estampa xadrez. O resto fica por conta dos doces e salgados, que por si só já enchem o olhar, antes de atender ao paladar.

Usando um pouco de criatividade, a festa junina infantil pode receber toques bem originais, que tal usar pequenos chapéus de palha como bandeja? Pequenos sacos de juta também podem acrescentar um toque mais rústico, use-os para colocar sementes, como milho e feijão e espalhe-os pelas mesas.

Roupas e brincadeiras para festa junina infantil

Por conta de sua origem, essa comemoração não exige trajes elaborados. O caipira pode se sentir à vontade com roupas remendadas e os vestidos podem ser os mais simples possíveis, bastante estampados e decorados com fitas e rendas. Chapéus de palha e tranças vão deixar  a festa junina infantil ainda mais animada.

Se houver espaço, não esqueça da encantadora fogueira. Ela é um dos símbolos máximos dessa festa e possibilita brincadeiras e momentos impagáveis de diversão.

Outra brincadeira que não pode faltar em uma festa junina infantil é a pescaria. Além da diversão em “tentar” pescar os peixinhos de papelão que ficam semienterrados em uma caixa de areia, a garotada se diverte com a expectativa dos brindes.

A dança da quadrilha é outro costume que identifica uma festa junina, bem como o casamento na roça. Personagens típicos, como o padre e os noivos, ficam ainda mais carismáticos se forem as crianças. Eles animam a festa que chegou ao Brasil trazida pelos portugueses na época da colonização.

A festa era pagã, em comemoração à fertilidade da terra, ao sucesso das colheitas no período de solstícios de verão, o equivalente para os brasileiros ao dia 24 de junho, dia de São João.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!