Cabelos

Aprenda como usar shikakai na limpeza e tratamento dos fios

Por Redação Doutíssima 25/06/2015

Mulheres amam novidades, principalmente quando estão ligadas aos cuidados com o corpo. Pois uma dessas inovações que acaba de chegar ao mercado promete cuidar e tratar dos cabelos de forma bem natural: o shikakai.

Shikakai hidrata o cabelo

O produto tem origem na terapia ayurveda, que vem da Índia. O shikakai é o fruto de uma planta chamada acacia concinna, um arbusto típico da Ásia. O nome desse fruto significa, justamente, “fruta para o cabelo”. Apesar de estar chegando ao Ocidente agora, já é usado pelas mulheres indianas há milhares de anos.

shikakai

Pó de fruto típico em países asiáticos promove hidratação e limpeza capilar. Foto: iStock, Getty Images

O shikakai tem como função principal a limpeza dos fios de cabelo, mas suas propriedades vão mais além. Com ele, é possível tratar os cabelos e promover inúmeros benefícios na estrutura capilar. A substância ajuda a desfazer nós e promove o crescimento dos fios. Além disso, aparece na composição de muitos produtos de beleza.

Infecções capilares, piolho e caspa podem ser combatidos com esse fruto, que tem o pH baixo e, com isso, ajuda a manter o cabelo hidratado naturalmente. Ele não elimina o óleo essencial na limpeza.

Conforme um estudo publicado em 2014 no Journal of Ayurveda and Holistic Medicine (JAHM), o produto é comumente utilizado no Sri Lanka como um remédio natural para o tratamento da Pitiríase (micose do couro cabeludo), eliminando os sintomas característicos da condição (coceira e descamação do couro cabeludo).

Por conter saponinas, também promove a remoção da gordura acumulada sem eliminar a camada lipídica que protege os cabelos. As saponinas têm uma suave ação detergente, além de serem antifúngicas e ricas em vitaminas C e D. Afirma-se que há várias formas de usar o produto e que os resultados podem variar entre uma pessoa e outra.

Como limpar os cabelos com shikakai

Para limpar seus fios com esse produto, utilize uma colher de sopa do pó de shikakai, que deve ser misturada a uma colher de sopa de henna em pó em um recipiente. Adicione uma xícara e meia de água filtrada. Tampe bem esse recipiente e sacuda bastante até que se forme espuma.

Espere essa mistura descansar até 10 minutos, sacudindo de vez em quando até que chegue a hora de usar. Para aplicar esse preparado, seus cabelos devem estar molhados. Aplique aos poucos, massageando seu couro cabeludo. Depois que aplicar toda a mistura, espere agir por cinco minutos e enxágue como de costume.

Por fim, dilua vinagre de maçã em água e aplique nos cabelos, esse procedimento servirá para fechar a cutícula dos fios. Faça uma massagem no couro cabeludo e nas pontas dos cabelos, depois enxágue novamente.

De acordo com a terapia ayurvédica, o shikakai pode ser associado a outros tipos de ervas para que seus efeitos sejam potencializados. A henna é uma dessas ervas que podem ser usadas combinadas. Ao mesmo tempo em que os cabelos ficam limpos, ficam mais condicionados e recebem mais brilho.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!