Clínica Geral

Conheça os sintomas, as causas e os tratamentos da flebite

Por Redação Doutíssima 25/06/2015

A flebite é uma inflamação nas paredes das veias que geralmente se desenvolve nos braços ou nas pernas. Essa condição afeta tanto as veias próximas da superfície da pele quanto as mais profundas – nesse último caso também é chamada de tromboflebite ou trombose venosa profunda. É preciso um diagnóstico correto porque em casos graves traz riscos para a saúde.

 

Causas e sintomas comuns de uma flebite

A flebite nada mais é do que uma inflamação nas paredes das veias. É mais comum em veias superficiais das pernas, particularmente se elas possuem varizes. Geralmente, a condição causa um nódulo duro e doloroso sobre a área afetada.

flebite

Flebite é mais comum em veias superficiais das pernas. Foto: iStock, Getty Images

Muitas vezes, é confundida com uma infecção da pele. A principal preocupação é a evolução do problema – capaz de dar origem a uma trombose venosa profunda.

 

As principais causas da flebite são o aparecimento de coágulos sanguíneos nas veias ou que elas sejam danificadas por medicamentos intravenosos ou cateter.

 

As veias superficiais são encontradas na camada de gordura, e visíveis como linhas azuis finas sobre a superfície da pele. As veias profundas não são visíveis e se localizam nos músculos – que as comprimem e ajudam a mover o sangue “para cima”, em direção ao coração.

 

Se as veias superficiais não estão rodeadas por músculos, o problema não causa grandes complicações – o coágulo de sangue permanecerá preso no interior da veia, e dificilmente se romperá. É possível, apenas, que o sangue que passa por elas se mova mais lentamente. Aliás, é mais provável ter flebite em veias nas quais a circulação sanguínea é mais lenta do que o normal – como ocorre com as varizes, por exemplo.

 

Porém, se a doença aparece nas veias profundas é preciso ter bastante atenção. É que a formação de coágulos sanguíneos nesse local é muito perigosa porque eles podem se romper e viajar até os pulmões, causando embolia pulmonar – que muitas vezes é fatal.

 

Como prevenir e tratar a flebite

A flebite superficial geralmente melhora por conta própria em poucos dias, embora possa demorar algumas semanas para que caroços e dor desapareçam.

O tratamento normalmente envolve banhos com água morna, descanso, elevação das pernas, e medicamentos, assim como meias de compressão. Se você apresenta coágulos sanguíneos em veias superficiais, o médico pode sugerir a remoção da veia.

Para casos mais graves, medicamentos específicos muitas vezes são usados para prevenir o crescimento dos coágulos de sangue. Além disso, a implantação de um filtro na veia ajuda a evitar a formação de coágulos capazes de se quebrar e atingir os pulmões.

É possível prevenir a flebite. Para isso, evite fumar e pratique atividades físicas moderadas, que mantêm o tônus ​​muscular e promovem a circulação.

Quando fizer viagens de longa duração, caminhe a cada hora ou mova suas pernas com frequência. As meias de compressão também podem ser úteis. Para algumas pessoas, o médico muitas vezes recomenda uma medicação especial para reduzir as chances de desenvolver um coágulo de sangue.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!