Zen

Soma: conheça os benefícios dessa prática terapêutica

Por Redação Doutíssima 26/06/2015

Somaterapia, também conhecida como soma, é um tipo de terapia pedagógica corporal criada por Roberto Freire e João da Mata na época da ditadura militar brasileira. Ela tem por objetivo libertar e desconectar experiências terapêuticas do sofrimento, desconforto e formalidade.

 

Ela é uma terapia libertária, que observa e discute o comportamento humano na sociedade e visa o desprendimento de autoritarismos, jogos de poder e valores capitalistas.

 

Para desempenhar esse papel, as sessões visam o entendimento da política do cotidiano, que segundo a literatura da somaterapia, está implicada no funcionamento emocional dos indivíduos.

soma

Tipo de terapia promove resolução de conflitos emocionais relacionados à sociedade. Foto: Shutterstock

 

Soma é uma terapia em grupo 

De acordo com o site oficial do movimento, a terapia tem um tempo determinado de um ano e meio de “tratamento”, para que não se crie uma dependência entre o terapeuta e o cliente. Cada sessão tem três horas e são realizados quatro encontros por mês.

Não existem restrições em relação quem pode ou não participar dessa terapia. O que importa é se a pessoa se sente bem naquele ambiente. As sessões de soma começam com exercícios corporais que exploram o comportamento, como agressividade, comunicação, criatividade e outros. São atividades como brincadeiras, danças e jogos que despertam questionamentos e entendimentos sobre a forma de atuação das pessoas no cotidiano.

Em seguida, todos os presentes na sessão fazem uma leitura dos exercícios, verbalizando sensações e percepções sobre a atividade. Essa etapa pode ser feita falando sobre si mesmo ou sobre outros presentes na prática. Por fim, o terapeuta sintetiza as colocações analisadas durante a sessão e as contextualiza na visão libertária da Soma.

 

Entenda os benefícios de praticar soma

A soma busca a resolução de conflitos emocionais e psicológicos ligados às relações de poder na sociedade. Ao praticar essa terapia, o indivíduo aprende sobre si mesmo e sobre o seu dia a dia, através de uma espécie de espelho social promovido pelas interações nas sessões.

Essa terapia auxilia na busca por um ser mais ético e político na sociedade, aceitando as diferenças individuais e autonomia de cada um. Os praticantes buscam as melhores formas de viver em sociedade sem os sentimentos ruins de repressão.

Roberto Freire criou o método soma de terapia, que ele mesmo chamava de anarquista, para permitir a liberdade criativa de cada indivíduo sem a influência do próximo, porém aceitando a sociedade como uma rede complexa composta por diversas personalidades.

Os criadores da terapia

Roberto Freire é um escritor com mais de 30 livros publicados entre romances e ensaios. Envolveu-se com teatro, jornalismo, cinema, música e medicina durante toda a sua vida. Foi ativo na luta contra a ditadura civil-militar no Brasil, época em que criou essa terapia.

João da Mata trabalha o desenvolvimento e aplicação da somaterapia há mais de 25 anos. Tem livros publicados, pesquisas no meio acadêmico, conduz palestras, cursos e grupos de terapia no Brasil e no exterior.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!