Relacionamento

Veja como melhorar o relacionamento interpessoal no trabalho

Por Redação Doutíssima 26/06/2015

O relacionamento interpessoal nada mais é do que a forma como as pessoas se relacionam. No ambiente de trabalho, o sucesso também está ligado à atmosfera do espaço corporativo. Por isso, independente do grau de afinidade entre colegas, é preciso aprimorar a convivência para garantir maior bem-estar e melhores resultados dentro da empresa.

 

Segundo portais especializados em Administração, a habilidade de relacionamento é, atualmente, crucial dentro das companhias. O ambiente corporativo exige que as pessoas trabalhem em conjunto e saibam lidar com diferentes seres humanos, aceitando que todos possuem suas próprias opiniões, crenças e reações.

relacionamento interpessoal

Bom relacionamento com os colegas de trabalho pode garantir qualidade profissional. Foto: Shutterstock

Além disso, um bom relacionamento entre os funcionários, segundo levantamento feito pela  Catho em 2011, é um fator motivacional para que as pessoas permaneçam na empresa.

Melhore seu relacionamento interpessoal

Diante de múltiplas personalidades dentro de um mesmo ambiente, como é possível melhorar seu relacionamento interpessoal? A dica é começar aprimorando a si mesmo.

Prestar atenção às suas próprias reações e à forma como você lida com suas emoções e, consequentemente, se porta no ambiente corporativo é o primeiro passo para elevar sua capacidade de interação. Esse é um processo contínuo.

Além disso, para quem tem como objetivo melhorar o relacionamento interpessoal, existem algumas dicas bem específicas que podem ser seguidas. Confira:

1. Autoconhecimento

Para atenuar conflitos, o autoconhecimento é fundamental. Identificar traços marcantes do nosso próprio comportamento, a forma como reagimos a determinadas situações e o impacto que causamos nos outros ajuda a administrar melhor os relacionamentos. Assim, é possível buscar melhores formas de reagir diante de situações estressantes.

2. Empatia

Coloque-se no lugar do outro. Assim, você aumentará sua percepção sobre a realidade e poderá se relacionar melhor com as pessoas. Você pode não concordar com o outro, mas reconheça que ele tem direito às suas próprias opiniões, sentimentos e motivações. Assim, o relacionamento fica equilibrado.

3. Cordialidade

Já dizia o ditado popular: “respeito é bom e todo mundo gosta”. Por isso, educação é indispensável para aprimorar o relacionamento interpessoal.

 

Seja simpático e demonstre consideração pelos colegas, ainda que seja nos mínimos detalhes. Dar bom dia ou segurar a porta do elevador para alguém são simples ações que podem melhorar a afinidade entre colegas.

4. Ética

Seja ético e condizente em suas ações. Não pratique atitudes para prejudicar os outros, permaneça fiel aos acordos e não aja somente pensando no que parece justo e correto apenas para você. Assim, será possível manter relacionamentos saudáveis e equilibrados.  

Como incentivar o relacionamento interpessoal?

Se você administra um negócio, provavelmente já percebeu a importância de manter um clima organizacional agradável. Mas nem sempre incentivar o relacionamento interpessoal entre os colaboradores é tarefa fácil. A boa notícia é que, através de algumas simples iniciativas, é possível instigar uma interação melhor entre colegas.

Inicialmente, a própria empresa precisa proporcionar um espaço em que as pessoas se sintam confortáveis, abertas para discutir ideias. Se a companhia motivar unicamente a competitividade extrema, os relacionamentos humanos poderão ser prejudicados.

Por isso, a dica aos empreendedores é encorajar os colaboradores a manterem relações saudáveis dentro e fora do escritório. Promover um happy hour ou um almoço em grupo pode ser uma excelente iniciativa. Dessa forma, os relacionamentos servirão para elevar a qualidade profissional.

 

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