Clínica Geral

LER é uma das causas da síndrome do túnel do carpo

Por Redação Doutíssima 28/06/2015

Se depois de horas trabalhando você sente dormência e formigamentos nas mãos e nos braços, é possível que seja a síndrome do túnel do carpo (STC). Essa é uma doença progressiva e dolorosa causada pela compressão de um nervo fundamental no pulso. No entanto, com um pouco de descanso e alguns exercícios, é possível aliviar os sintomas.

Esforço repetitivo e a síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é uma condição relativamente comum, que causa sensação de formigamento, dormência e, às vezes, dor em mão e dedos. Conforme diretrizes da Associação Médica Brasileira, essas sensações se desenvolvem gradualmente e são piores durante a noite. Elas tendem a afetar polegar, dedo indicador e dedo médio.

sindrome do tunel do carpo

Condição que atinge o túnel do carpo pode causar formigamento e dores nas mãos. Foto: iStock, Getty Images

Esse problema é causado pela compressão de um dos nervos que controlam a sensação e o movimento das mãos – o nervo mediano. O túnel do carpo é uma passagem estreita do pulso, composta por pequenos ossos e um tecido resistente, que atua como uma roldana para os tendões que dobram os dedos.

 

Especialistas indicam que uma das causas é a predisposição congênita – o túnel carpal é simplesmente menor em algumas pessoas do que em outras. Outros fatores que contribuem são trauma ou lesão no pulso que causam inchaço, como entorse ou fratura.

Acredita-se ainda que uma lesão por esforço repetitivo (LER) durante atividades de trabalho ou lazer possa causar a síndrome do túnel do carpo.

 

Além disso, os hormônios também podem estar relacionados com a síndrome do túnel do carpo, já que algumas mulheres desenvolvem a doença durante a gravidez ou a menopausa. Os hormônios liberados nesses períodos, muitas vezes, resultam em retenção de líquidos nos tecidos e aumento da pressão no túnel do carpo.

 

Como lidar com a síndrome do túnel do carpo

Se você sente os sintomas comuns da síndrome do túnel do carpo, é uma boa ideia buscar ajuda médica. O tratamento ajuda a aliviá-los, reduzindo a pressão sobre o nervo mediano, e consegue evitar a evolução da condição. Se os sintomas forem leves, é provável que melhorem por conta própria em cerca de seis meses, especialmente se você está grávida ou tiver menos de 30 anos.

 

Algumas dicas para reduzir o desconforto leve são descansar mãos e pulsos regularmente e aplicar uma compressa fria. Se os movimentos repetitivos são a causa, é importante limitar quaisquer atividades que possam agravar os sinais.

Ainda, talas de pulso podem ajudar a mantê-lo reto e reduzir a pressão sobre o nervo comprimido, aliviando os sintomas. Seguindo as dicas, uma melhora deve ocorrer dentro de oito a 12 semanas.

 

No entanto, se os sintomas forem graves ou outros tratamentos não funcionarem, é possível que o médico sugira uma cirurgia. Essa operação envolve cortar o ligamento do carpo para dar mais espaço para nervos e tendões na área.

 

Terapias complementares

Alguns estudos sugerem que a acupuntura ajuda a aliviar os sintomas da STC. Porém, uma recente revisão de estudos sobre acupuntura para essa condição não mostrou benefícios convincentes. Mais pesquisas são necessárias antes de concluir pela eficácia dela como um tratamento. Algo semelhante ocorre com a ioga.

De toda forma, é sempre necessário procurar conselho médico antes de tentar qualquer terapia complementar ou medicamento. Se você optar por uma terapia complementar, verifique se o seu terapeuta está ligado a uma organização reconhecida.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!