Relacionamento

Saiba como superar o sentimento de rejeição sem sofrimento

Por Redação Doutíssima 28/06/2015

Receber um “não” é algo que gera desde desconforto até uma imensa tristeza que pode evoluir e ter consequências graves. Nem todos são capazes de lidar com a rejeição, seja no campo afetivo e familiar ou nos relacionamentos com colegas de trabalho, por exemplo.

 

Para algumas pessoas, não ser aceito é doloroso demais e as reações podem ser as mais diversas. Conforme um estudo realizado na Universidade de Michigan, Estados Unidos, a rejeição é percebida pelo cérebro como uma ferida, por isso ela é tão dolorosa para muitas pessoas.

rejeicao

Para muitas pessoas, ser rejeitado por alguém é sinônimo de sofrimento e tristeza. Foto: iStock, Getty Images

Para começar, é fundamental entender que a rejeição é algo que faz parte da existência humana. Em qualquer escala. Sempre vai haver um momento na vida que será marcado por essa condição. Entender isso é o primeiro passo para que a dor ou o sofrimento sejam mínimos.

Rejeição não significa que você é o problema

A etapa seguinte diz respeito a compreender que ser rejeitado não significa que o problema é você. Existem grandes chances de a questão estar ligada diretamente ao ser que rejeita, e não ao que foi rejeitado. Nem sempre a outra pessoa está preparada ou tem a capacidade de assimilar a sua ideia ou seu sentimento.

Tenha em mente que ter algo negado jamais será uma condição permanente. Ao conseguir absorver esse processo, o impacto do “não” será menor. E espere sempre por algo melhor do que aquilo que está perdendo no momento.

Se nada na vida é definitivo, você não pode condicionar algo ou alguém a corresponder às suas expectativas. Por mais que seja difícil, respeite as coisas ou as pessoas que lhe rejeitam e você acabará por encontrar paz e tranquilidade.

Melhor que esperar, acredite que logo ali na frente haverá melhores oportunidades, e isso se aplica desde relacionamentos até expectativas de emprego. Essa postura pode ser o “combustível” para não se deixar desanimar e continuar perseverante.

Mas é preciso saber quando parar. Procure desenvolver a calma para saber identificar a necessidade de usar o bom senso. Não insista no que lhe faz sofrer.

Cuidado com a dimensão que se dá à rejeição

Muito cuidado com a dimensão que você dá ao sentimento de rejeição. Ser rejeitado por um motivo ou uma área de sua vida não significa que todos os seus outros planos darão errado. Não permita que uma recusa arruíne sua vida, acredite que outras coisas surgirão, e melhores.

Desenvolva estratégias que tirem a rejeição do seu foco. Isso não quer dizer que você deve fugir da questão, bem pelo contrário. Encontre atividades ou pessoas com as quais tenha afinidade e em quem possa confiar a ponto de esquecer, durante uma animada conversa, o quanto se sentiu magoado ao ser rejeitado.

E se mesmo diante de tudo isso você se sentir incapaz de buscar o fim de seu sofrimento, a terapia pode ser uma saída interessante e eficaz. Procure a ajuda de um psicólogo, ele é o profissional que irá avaliar a sua condição e orientar sobre a melhor maneira de você descobrir a estrada certa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!