Dica do Nutricionista

Suco de inhame vira alternativa para cuidar do corpo

Por Redação Doutíssima 28/06/2015

Sabemos que os sucos naturais são ótimas alternativas para cuidar da saúde. Uma das novidades que vem ganhando espaço, principalmente entre as famosas, é o suco de inhame. Pode parecer estranho, mas se trata de uma excelente maneira de cuidar do corpo e ainda curtir um alimento saboroso e, melhor ainda, sem gordura.

O preparo do suco de inhame é simples: basta bater no liquidificador o tubérculo descascado e picado com água, legumes, verduras ou frutas. As possibilidades de combinação são inúmeras, depende do gosto pessoal e criatividade.

suco de inhame

Suco de inhame é benéfico por não conter gordura e ser fonte de carboidratos. Doto: iStock, Getty Images

Segundo a nutricionista e gastrônoma Bárbara Gerbasi Ortolani, da RGNutri, o inhame é energético, sendo importante fonte de carboidratos, além de conter vitaminas do complexo B, essenciais para a geração de energia pelo corpo; e manganês, mineral fundamental para a saúde de ossos e dentes.

O inhame é rico também em magnésio, essencial para o funcionamento adequado dos músculos; e vitamina C, que reforça o sistema de defesas do corpo e tem ação antioxidante. “Além destes benefícios, o inhame não possui gorduras em sua composição”, reforça.

Como preparar o suco de inhame

Bárbara ensina a preparar o suco de inhame de duas formas. Escolha a que melhor se adequa a seu paladar de acordo com as sugestões de acompanhamento

Com maçã:

– ½ xícara (chá) de inhame descascado (cru)

– 1 maçã verde

– suco de 1 limão

– 1 colher (café) de gengibre descascado e ralado

– 1 xícara (chá) de água

Com maracujá:

– ½ xícara (chá) de inhame descascado (cru)

– suco de 1 maracujá

– 1 folha de couve

– 1 xícara (chá) de água de coco

 

Com laranja e cenoura:

 

– ½ xícara (chá) de inhame descascado (cru)

– suco de 1 laranja

– ½ cenoura descascada

– 1 xícara (chá) de água

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador e ingerir em seguida.

suco de inhame

Muito além do suco de inhame

Além do suco de inhame, voê pode usar o tubérculo de outras maneiras. Esse alimento é largamente utilizado na cozinha brasileira.

 

Pode ser consumido cozido, assado, em pirão, sopas, cremes, purês, pães, bolos, tortas e pode também substituir a batata em vários pratos. 

 

Saiba mais

Inhame é o nome dado a espécies do gênero Dioscorea, que produzem tubérculos subterrâneos comestíveis, os quais podem ter diferentes tamanhos e formatos. Na região Sudeste, o nome mais comum para o gênero é “cará”.

Historicamente, são também chamadas “inhame” algumas plantas do gênero Colocasia, causando certa confusão com o uso do termo no Brasil. Originária da África Ocidental, o inhame é uma planta de clima tropical que se desenvolve bem em regiões quentes e úmidas. A Nigéria (África Central) é o maior produtor mundial. No Brasil, o maior produtor é o Espírito Santo, na região de Alfredo Chaves.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!