Filhos

Aprenda como elaborar o planejamento escolar para os filhos

Por Redação Doutíssima 30/06/2015

Dedicação aos estudos é um fator importante no aprendizado, por isso manter um planejamento escolar pode trazer benefícios no desempenho das crianças na escola. Pais e filhos podem elaborar juntos uma rotina de horários para os temas de casa, a revisão das matérias e, é claro, um tempinho exclusivo para brincadeiras e diversão.

 

Planejamento escolar em casa

Segundo Simone Penteado da Silva de Jesus, coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera de São Paulo, unidade Santo André, é muito importante que o planejamento escolar comece em casa, independente da idade das crianças ou adolescentes. “Eles precisam se organizar com horários, prazos e obrigações para os estudos”, diz.

planejamento escolar

Ter um horário regular para estudar ajuda as crianças a manterem o foco na atividade. Foto: Shutterstock

Os pais precisam conversar para que os filhos entendam a necessidade de um planejamento de estudos em casa. Aprender sobre a organização do tempo e das responsabilidades também faz parte do desenvolvimento de qualquer criança.

É essencial que o próprio filho estabeleça as regras para o planejamento escolar, sendo supervisionado pelos pais que devem observar o cumprimento do que for acordado. Os responsáveis também precisam se certificar de que a rotina definida favoreça o desempenho na escola.

Foco e concentração

O planejamento precisa indicar um momento do dia dedicado somente aos estudos, permitindo que as crianças tentem manter o foco naquela atividade. Afinal, fazer o tema de casa na frente da televisão não é uma boa prática.

“A falta de concentração limita, uma vez que a quantidade de informações recebidas pelo cérebro é muito superior à sua capacidade de lidar com elas”, explica a pedagoga.

A especialista enfatiza que apresentar aos jovens um foco de cada vez diminui o potencial da distração que poderia causar prejuízos na aprendizagem.

Como dividir o tempo do planejamento escolar

Algumas dicas podem ser úteis ao elaborar um planejamento das tarefas escolares do seu filho. Confira algumas:

1. Horários

Pais e filhos devem estabelecer juntos uma agenda de horários para cada atividade, incluindo o planejamento escolar.

2. Espaço

Os pequenos precisam de um espaço físico adequado para os momentos de estudos, onde terão o material necessário.

3. Organização

A organização do espaço precisa fazer parte dos deveres dos pequenos.

4. Atividades extracurriculares

Atividades extracurriculares como natação, balé, judô, não podem sobrecarregar os jovens. Essas aulas devem contribuir para a formação e não se tornar um peso na rotina.

5. Lazer

 

A hora de brincar precisa estar incluída no cronograma estabelecido e não deve ser removida, nem como castigo.

6. Acompanhamento

Os pais precisam acompanhar o desempenho dos pequenos, mantendo um contato próximo com a escola e os professores. Esse contato é importante para definir em quais atividades os filhos têm mais dificuldades, dando mais atenção para essas.

7. Sono

O sono também tem horário: dormir bem e o suficiente também afeta o desempenho escolar. Mães e pais devem estabelecer o horário em que os pequenos devem ir para a cama durante a semana.

Estudar faz parte da vida, mas quando essa tarefa é apresentada de um jeito prazeroso, aprender coisas novas passa a ser um desejo. Crianças dedicadas e disciplinadas têm tudo para manterem essas características quando adultos, tornando-se indivíduos responsáveis.

Por outro lado, os pais precisam entender que a maturidade vem com o tempo e que brincar ainda é a principal tarefa de qualquer filho pequeno.

Com equilíbrio e compreensão, o planejamento escolar e as atividades de descontração podem fazer a rotina da família toda muito mais simples, prática e feliz.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!