Dica do Nutricionista

26 Mitos e verdades sobre alimentação

Por Renata Rodrigues de Oliveira 01/07/2015

Com certeza muitos de nós já conhecemos pessoas que possuem alguns conceitos errados sobre uma alimentação saudável.  Saber dos mitos e verdades sobre alimentação pode nos garantir uma vida mais saudável e uma dieta mais balanceada e nutritiva.

 

 

mitos e verdades sobra alimentação

Foto: Istock; Pessoas que comem chocolate diet à vontade. Só porque é diet.

 

 

Mitos e verdades sobre alimentação

 

Pessoas que retiram o saleiro da mesa tentando diminuir o sódio da alimentação, mas vivem se entupindo de produtos industrializados, sopas prontas, lasanha congelada  (mesmo a light) e miojo.

 

Pessoas que vão à Fast Foods e pedem uma coca-zero para “economizar” calorias.

 

Gente que vive tomando suco de pacote, suco de caixinha e refrigerante zero porque acham que não fazem mal à saúde.

 

Pessoas que só observam quantas calorias tem no produto, e não a lista de ingredientes.

 

Pessoas que se entopem de sucos de frutas naturais achando que estão fazendo super bem à saúde.

 

Pessoas que querem emagrecer, levam bebida isotônica pra academia e ficam tomando para “repor os eletrólitos”. Porque não sei quem na academia disse que é importante e emagrece.

 

Gente que come super mal mas usam polivitamínicos achando que vão melhorar a situação.

 

Pessoas que bebem água de berinjela em jejum porque acham que vão emagrecer ou diminuir o colesterol.

 

Pessoas que se entopem de chá verde, laxantes e termogênicos, não fazem dieta e não praticam atividade física e acham que vão emagrecer.

 

Pessoas que falam que tem que usar whey protein, tem que usar suplementos para perder peso ou ganhar massa magra, que se não usar não vai atingir o objetivo.

 

Gente que fala que engordou porque tomou whey protein.

 

Gente que faz dieta detox (líquida), emagrece dois quilos numa semana e no final do mês engorda quatro. E não sabe como isso aconteceu.

 

Pessoas que trocam as refeições por shakes na intenção de emagrecer. E ainda acreditam que eles são nutricionalmente completos porque viram na propaganda ou leram na internet. Ou o vendedor da Herbalife falou que funciona.

 

Gente que não é intolerante à lactose, mas não consome leite e derivados porque leram que retirar a lactose ajuda a emagrecer.

 

Gente que só come produtos sem glúten, não sabem se tem intolerância ou doença celíaca e mesmo assim continuam fazendo isso porque acham que retirar o glúten da dieta emagrece.

 

mitos e verdades sobre alimentação

Foto: iStock; Pessoas que vivem a base de tapioca, porque é melhor que pão integral

 

 

Pessoas que usam adoçante, mas se entopem de cookies, barrinhas de cereal ruins e bolos industrializados. Cheios de açúcar escondido.

 

Gente que passa 3 horas na academia e saindo de lá come uma caixa de chocolate. E acha que não tem problema porque o valor calórico gasto foi igual ao consumido.

 

Pessoas que comem só salada e carne no almoço, se entopem de bebidas alcoólicas e tira gosto nos finais de semana e não sabem porque não conseguem emagrecer.

 

Gente que não come ovo porque acredita que ovo aumenta o colesterol.

Gente que tenta de tudo para emagrecer: paga uma fortuna em remédios, consultam com médicos ruins, realmente emagrecem muitos quilos e ao retomar à antiga rotina engordam o dobro.

Pessoas que acham que reeducação alimentar tem data marcada, como por exemplo: “projeto verão 2016”.

 

Pessoas que comem chocolate diet à vontade. Só porque é diet.

 

Pessoas que fazem dieta a semana inteira, chutam o balde o final de semana todo e depois fala com o nutricionista que está fazendo tudo certinho, e não sabe porque não emagreceu.

 

Pessoas que vivem a base de tapioca, porque tapioca é melhor que pão integral.

 

Gente que fica 2 horas na esteira, porque acha que exercício aeróbico é que emagrece e musculação não adianta em nada.

 

Pessoas que não comem carboidratos depois das 18 hrs, porque falam que carboidrato à noite engorda. 

 

E por aí vai….esses só são alguns dos inúmeros conceitos errados sobre como deve ser uma alimentação saudável. Se você já ouviu algum ou acreditou ser verdade, vale a pena conversar com seu nutricionista a respeito. Muita gente acha que sabe fazer dieta, mas o que tenho visto e escutado por aí, me mostra que as coisas não são bem assim…

Fique atento!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!