Relacionamento

Rancor: saiba como superar esse sentimento e seguir em frente

Por Redação Doutíssima 04/07/2015

Normalmente, os fins de relacionamento vêm acompanhados de um sentimento: o rancor. Porém, perdoar é divino e, segundo vários pesquisadores, também pode ser saudável. Estudos indicam que manter sentimentos negativos é ruim para a sua saúde mental, aumentando ansiedade e frustração. Se o relacionamento acabou, é hora de perdoar e seguir em frente.

 

Por que o rancor faz mal para você?

Quando uma relação chega ao fim, normalmente os dias posteriores são destinados a sentimentos nada positivos. Você até pode pensar em viver esse seu tempo de luto, mas é preciso superar e evitar o rancor. Vários estudos justificam o motivo disso: eles sugerem que guardar esse sentimento é prejudicial à saúde.

rancor

Aprender a perdoar é uma forma de evitar sentimentos ruins após o fim do relacionamento. Foto: Shutterstock

Uma pesquisa publicada na revista Psychological Science descobriu que pessoas que nutrem ressentimentos apresentam emoções negativas mais fortes e também maiores respostas ao estresse – ou seja, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial – do que aquelas que conseguem perdoar.

 

Além disso, estudiosos da Universidade da Georgia, Estados Unidos, concluíram que pessoas que dizem sentir rancor por anos têm um aumento do risco de vários problemas de saúde, tais como doenças cardíacas, pressão alta, úlceras de estômago e dor nas costas e na cabeça.

 

Como superar o rancor e conseguir perdoar

O perdão é uma decisão que geralmente significa esquecer ressentimentos e pensamentos de vingança. Muitas vezes, a motivação desse sentimento continua a ser parte de sua vida, mas o perdão auxilia a enfocar aspectos positivos do seu dia a dia. Ele é capaz até mesmo de gerar estados positivos, como de compreensão, empatia e compaixão quanto ao parceiro que te feriu.

 

É normal que ao estar magoado com alguém que você ama e confia, nutra sentimento de tristeza, irritação ou confusão. Porém, ao insistir nesses eventos e situações nocivas, ressentimento, vingança e hostilidade podem criar raízes.

Permitir que isso aconteça é capaz de leva-lo a uma situação de amargura ou sensação de injustiça. É preciso perdoar e seguir em frente. Confira como fazer isso.

 

1. Reconheça o problema

Descobrir o que está fazendo você guardar sentimentos ruins é essencial. Tenha consciência do problema para conseguir resolvê-lo. Quando você se permite ver a verdadeira questão é capaz, então, de fazer a escolha de superá-lo e avançar a partir daí.

 

2. Compartilhe seus sentimentos

Um rancor pode se formar quando uma questão não está totalmente esclarecida. Sem ser crítico sobre si ou sobre o outro, esclareça seus sentimentos quanto à situação. A partir daí, todos os envolvidos conseguem ter uma melhor compreensão da situação e são capazes de resolvê-la.

 

3. Veja o lado positivo

Para cada situação negativa há um lado positivo. É preciso agarrar-se ao lado positivo e tomar o lado negativo como uma experiência de aprendizado. Assim, você se beneficiará muito mais do que a outra pessoa envolvida.

 

4. Deixe-o ir

Dê espaço para a paz e a felicidade. Sentimentos negativos de longa duração apenas drenarão você física e emocionalmente, e podem afetar sua saúde. Ao fomentar ressentimentos, você usará mais energia do que possa imaginar.

 

5. Perdoe

É claro que perdoar não significa que você esquecerá o motivo do rancor. O que você precisa fazer é reconhecer as diferenças e aceitar que ninguém é perfeito e que todos cometem erros. Não é uma atitude fácil a ser tomada, principalmente quando você já passou por dor e sofrimento, mas é a única maneira de realmente ter paz.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!