Exercícios

Body pump ajuda a perder peso e a tonificar os músculos

Por Redação Doutíssima 05/07/2015

As academias buscam seduzir seus alunos oferecendo várias aulas, mas algumas ganham mais popularidade do que outras. O body pump é um desses métodos fitness que conquistou uma legião de fãs e seus criadores indicam que ele é o “caminho mais rápido do mundo para entrar em forma”.

 

Nas aulas, halteres e anilhas são combinados com muita música, resultando em várias calorias queimadas.

body pump

Modalidade que une exercícios aeróbicos e pesos é opção para fortalecer pernas. Foto: iStock, Getty Images

 

Body pump: como funciona

Essa modalidade foi criada em 1991, na Nova Zelândia, pela empresa LesMills, especializada em programas fitness. Desde então, o método que envolve treinamento de resistência de alta intensidade com halteres já se tornou o queridinho de milhares de pessoas ao redor do mundo.

 

As aulas misturam exercícios aeróbicos e pesos. O participante executa cerca de 800 repetições de vários movimentos, mas com pesos relativamente baixos. De acordo com a LesMills, o body pump é capaz de ajudar a queimar de 560 a 1.000 calorias por aula. Mas vale lembrar que o consumo de calorias é diferente para cada indivíduo – idade, peso e sexo influenciam.

 

Baseado em uma fórmula capaz de esgotar os músculos usando pesos leves com várias repetições, o método ainda promete tonificar o corpo inteiro, aumentar a força e melhorar a saúde óssea.

 

As aulas podem proporcionar também ombros esculpidos, bíceps, tríceps e abdômen definidos, pernas fortes e magras e glúteos firmes. Isso por que a coreografia trabalha cada uma dessas áreas especificamente.

 

Os resultados do body pump são comprovados?

Um estudo conduzido pela Universidade de São Paulo estudou a eficácia real do programa em um grupo de mulheres sedentárias. Os resultados foram surpreendentes.

Para essa pesquisa, elas participaram de duas sessões semanais de treino durante 12 semanas. As conclusões foram que o método melhora o aumento de força muscular e resistência, e o desenvolvimento de eficiência em movimentos e ativação de músculos.

 

Isso significa que o body pump pode ser uma boa escolha para mulheres sem condicionamento que desejam realizar atividades físicas. O programa está disponível em todo o mundo e envolve motivação de grupo e exercícios simples.

A ciência mostra que ainda é necessário fazê-lo com alguma atividade aeróbica adicional, mas que o body pump certamente aumentará a força e a resistência muscular

 

O que esperar da aula?

Devido à natureza desses exercícios e o levantamento de peso envolvido, primeiro você deve assistir a uma aula body pump para aprender a técnica e a forma correta dos movimentos antes de começar. Depois, basta escolher e participar de qualquer uma das classes disponíveis.

 

Os treinos duram de 45 a 60 minutos, e seguem uma lista de músicas que dita o ritmo de andamento da aula. Sempre que muda a música, é possível que mudem também os movimentos, que começam com pesos leves e podem evoluir até o uso de barras.

 

Cada um dos principais grupos musculares é trabalhado de cada vez, incluindo peito, costas, ombros e abdominais. É isso que garante a tonificação de todas as áreas do seu corpo.

Na reta final, o ritmo da música vai diminuindo. E a intensidade dos exercícios segue a mesma lógica, para evitar desconfortos como dor muscular e risco de lesões.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!