Receitas > Slider Home

Vinho quente: aprenda receitas para esquentar no inverno

Por Redação Doutíssima 07/07/2015

No inverno, nada melhor do que consumir bebidas que aquecem o corpo e fortalecem a saúde. Por isso, incluir o vinho quente no cardápio é uma ótima alternativa para a estação gelada, especialmente por conta das propriedades encontradas nos ingredientes da receita típica.

A nutricionista especialista em Nutrição Clínica, Joice Soares, comenta algumas das vantagens do consumo. “Um dos principais beneficiários do vinho tinto é o coração. O vinho é feito da uva, que é um excelente antioxidante e possui substâncias que protegem o coração, como os polifenóis”, enfatiza.

vinho quente

Vinho aquecido deve ser consumido com moderação para não prejudicar o organismo. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, a especialista destaca que, por conta dos polifenóis como o Resveratrol, o vinho diminui o risco de doenças cardíacas e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, combatendo os radicais livres presentes no corpo humano. Ou seja: o consumo adequado pode ser extremamente favorável à saúde.

Vinho quente: como consumir?

Mas e o vinho quente? Segundo Joice, o fato da bebida ser aquecida não diminui seus benefícios. “Mesmo aquecendo o vinho, continuamos com suas propriedades nutricionais. Entretanto, é preciso ter cuidado com a quantidade consumida e os ingredientes acrescentados”, observa.

Ela ainda dá as dicas para uma receita ideal: o mais saudável seria consumir o vinho quente, ao invés do quentão, que leva cachaça na receita. Outro fator é a quantidade de açúcar acrescida nessas bebidas. O ideal é usar pouco e sempre substituir o açúcar branco pelo mascavo ou por mel.

Em relação à quantidade a ser ingerida diariamente, a nutricionista alerta: “Se a pessoa possui algum tipo de doença no fígado, triglicerídeos alterados, insuficiência cardíaca, gastrite, úlcera, diabetes, pressão alta ou se está grávida, nenhuma dose é recomendada. Mas caso não possua doença, o ideal é beber com moderação”, salienta.

 Joice afirma que é preciso ter cuidado, especialmente, com o consumo exagerado do vinho quente. “Quando consumido em exagero, o vinho possui um efeito reverso no organismo, perdendo todos os seus benefícios”, afirma. A curto prazo, o excesso pode acarretar em cefaleia, desidratação, diarreia e vômitos.

A longo prazo, pode causar dependência alcoólica, que favorece o aparecimento de cirrose, gastrite e hipertensão, além de baixar a imunidade e deixar a pessoa mais propensa a contrair doenças.

Quem está controlando o peso precisa ter cuidado redobrado, pois quanto mais álcool tiver a bebida, mais calórica ela se torna. Segundo a nutricionista, em uma taça de vinho de 125ml, há aproximadamente 107 calorias.

 

vinho quente

Confira duas receitas de vinho quente para o inverno

Para quem quer investir em uma receita de vinho quente deliciosa e saudável, a nutricionista oferece duas opções. Confira:

1. Vinho antioxidante

Ingredientes:

– 1 garrafa de vinho tinto seco (750ml)

– 2 xícaras de água

– Raspas de 1 laranja

– 1 maçã pequena cortada em cubos com a casca

– 1 colher de chá de gengibre picado

– 2 colheres de sopa de mel

– 1 colher de sopa de chá de hibisco OU 2 sachês

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, menos o chá de hibisco, numa panela e leve ao fogo por 25min. Depois, acrescente o chá de hibisco e deixe ferver por cinco min. Por fim, retire ele com o auxilio de uma concha. Em seguida, sirva ainda quente.

2. Vinho termogênico

Ingredientes:

– 1 garrafa de vinho tinto seco (750ml)

– 1 xícara de água

– 5 paus de canela

– 1 colher de sobremesa de gengibre picado

– 2 pimentas-rosa

– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo por 30 minutos. Sirva quente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!