Exercícios

Conheça os benefícios do aparelho elíptico para o corpo

Por Redação Doutíssima 08/07/2015

Se você deseja variar os aparelhos na academia, mas não sabe por onde começar, saiba que o elíptico pode ser uma ótima opção para deixar a esteira de lado algumas vezes. Esse aparelho de atividade física queima praticamente a mesma quantidade de calorias que a esteira, com a vantagem de que você parece cansar menos e não força tanto as articulações.

 

Conforme um estudo publicado em 2010 no Journal of Strength and Conditioning Research, a perda calórica ao fazer o elíptico é praticamente a mesma de quando se faz esteira – quando as intensidades são iguais.

eliptico

Simulador de caminhada ajuda a emagrecer sem causar impacto nas articulações. Foto: iStock, Getty Images

Em uma hora de atividade, é possível queimar cerca de 500 calorias. Dependendo da intensidade do seu treino, você pode regular a velocidade para ter resultados mais rápidos. O elíptico é um instrumento que contribui para trabalhar desde a perna até o peito, bíceps e tríceps.

 

Também reduz o risco de lesões nos ossos e, principalmente, nas articulações. Saiba como usar o aparelho com segurança e ficar em forma.

 

Como funciona o elíptico?

Ideal para quem está começando na academia, o aparelho elíptico funciona como uma simulação de caminhada. Ele é chamado assim pelo movimento que realiza, conhecido por elipse, quando os pés e braços descem e sobem, indo para frente e para trás. Ele possui pedais que controlam os impulsos e uma roda que orienta os passos.

 

Para se movimentar com o aparelho, os pés se mantêm nos pedais. Apesar de poder ser utilizado para corridas leves, recomenda-se deixar esse exercício para as esteiras. Como é um instrumento que causa menor impacto, também diminui as lesões, o que se torna uma das maiores vantagens em comparação a outros aparelhos de academia.

 

Os profissionais de educação física recomendam que haja sempre um equilíbrio durante os treinos, misturando os equipamentos. Por exemplo, usar também a esteira e a bicicleta ergométrica para perder peso, já que todos são considerados aeróbicos e contribuem para o emagrecimento.

 

O diferencial do equipamento está na possibilidade de aprimorar os membros superiores e inferiores ao mesmo tempo.

 

No uso do equipamento, você regula as cargas de peso. De acordo com seu objetivo, é possível tanto utilizá-lo tanto para emagrecer como fortalecer os músculos. Use uma carga maior para musculação e uma menor com velocidade para queimar calorias.

 

Elíptico é bom para quê?

Apesar de ser a favorita para quem está em processo de emagrecimento, a esteira pode ser perigosa. Por causar impacto nos joelhos e tornozelos, provoca mais lesões. No entanto, a velocidade mais alta que ela atinge provoca um aquecimento maior do corpo e leva à perda de peso mais rapidamente.

 

O elíptico, por outro lado, é mais suave e exige menos esforço dos membros. Ele trabalha vários músculos em conjunto e atinge um condicionamento físico similar ao da esteira.

 

Além disso, faz menor pressão sob os quadris e a coluna e proporciona controle maior sobre a intensidade. Também é possível focar na região do quadríceps quando se faz o treino levando os pedais para trás, em modo reverso.

 

Esse aparelho é recomendado principalmente para quem não tem bom condicionamento físico e precisa perder peso, para pessoas que precisam se recuperar de lesões ou quem quer emagrecer sem exigir demais de sua capacidade física.

 

Equilíbrio, tonificação muscular e bom gasto calórico são vantagens do instrumento que deixa o corpo em forma com riscos menores de dores e machucados.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!