Versatilidade e praticidade são só algumas das características da wok, panela que surgiu na China, de uso milenar, mas que conquistou o mundo. Ela comporta diversos tipos de receitas, de salteados a molhos, de massas a compotas. De boca larga e fundo côncavo, a panela tem duas alças que garantem mais firmeza durante seu uso.
A wok também permite cozinhar no vapor, utilizando tradicionais cestas de bambu para apoiar os alimentos acima da água fervente.
“O fogo envolve o fundo da panela e por sua forma côncava e arredondada, esta panela conserva melhor o calor do alimento em preparação, tornando os processos de cocção muito rápidos, o que preserva melhor as características sensoriais e nutricionais do alimento”, afirma a nutricionista e gastrônoma Barbara Gerbase Ortolani, da RG Nutri Consultoria Nutricional.
Por causa do seu formato (funda, larga e sem cantos), permite a cocção mais uniforme para os alimentos. Outro ponto positivo é que ela não exige grandes porções de gordura para preparar os alimentos.
Quando necessário, uma pequena quantidade de óleo é suficiente, pois a sua grande superfície e formato permitem que o alimento seja remexido constantemente, sem grudar na panela.
“Atualmente, a wok vem sendo muito utilizada na cozinha do dia a dia por sua rapidez, praticidade e possibilidade de fazer receitas mais saudáveis”, completa a gastrônoma.
O tradicional Yakisoba e a conhecida carne chop suey são exemplos de preparações orientais feitas na panela. Mas já que ela é bastante versátil, é possível preparar desde vegetais até carnes, massas, molhos e até sobremesas.
Como escolher a melhor wok?
Para escolher a melhor wok, Barbara diz que o primeiro ponto a ser observado é seu material. “Opte por panelas com bons materiais, de qualidade e resistentes, o que permitirá um uso mais prolongado e também influenciará diretamente na qualidade das preparações”, aconselha.
O aço inoxidável ou a opção antiaderente são boas alternativas, pois permitem melhor controle da temperatura. As versões em alumínio esquentam muito. “Não se esqueça de conferir se a tampa está bem ajustada à panela, pois isto interferirá também no resultado final das receitas”, comenta a nutricionista.
Além disso, é importante verificar sempre os cuidados especiais que se deve ter com a panela para garantir maior vida útil: não utilizar esponja de aço (para não riscar) e sempre secá-la muito bem após o uso estão entre os cuidados básicos.
Receita para a wok
Barbara sugere o delicioso Penne Thai para fazer na wok. Acompanhe abaixo o passo a passo e bom apetite.
Ingredientes:
– 1/2 pacote de macarrão penne integral cozido
– 2 colheres (sopa) de azeite
– 2 dentes de alho descascados e amassados
– 1 peito de frango cortado em cubos pequenos
– 1 cenoura cortada em tiras finas
– ½ abobrinha cortada em tiras finas
– 1 maço de brócolis ninja separado em ramos
– 1 xícara (chá) de leite desnatado
– 2 colheres (café) de sal
– 2 colheres (sopa) de gengibre ralado
– 1 colher (café) de curry
Modo de preparo:
Refogue o alho no azeite. Em seguida, adicione o peito de frango e deixe refogar até dourar. Acrescente a cenoura, a abobrinha e o brócolis e deixe refogar. Coloque o macarrão cozido, o leite, o sal, o gengibre e o curry. Sirva quente.
A receita leva uma hora para ficar pronta e rende cinco porções – cada porção contém 286 calorias.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!