Receitas

Requeijão light é alternativa na hora de preparar receitas

Por Redação Doutíssima 09/07/2015

O requeijão light é uma opção para quem está a fim de um cardápio com mais sabor sem fugir da dieta. E não é apenas com pão que ele combina. Você pode utilizar a versão menos calórica do requeijão para saladas e outras receitas.

 

A versão light possui apenas 54 calorias em 30 g. O problema está no sódio, já que essa mesma porção contém mais de 155 mg. O excesso dessa substância no organismo pode aumentar as chances de hipertensão. Segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, realizada em 2012, mais de 24% dos brasileiros sofrem com pressão alta.

requeijao light

Por mais que seja a versão light, o requeijão precisa ser consumido com moderação. Foto: iStock, Getty Images

De aspecto muito similar à versão original, a composição light possui menos gordura e não precisa ser consumida em grande quantidade para “dar gosto” aos alimentos. Saiba como aproveitar os benefícios desse queijo cremoso.

 

Como comer o requeijão light

Rico em cálcio, ferro, potássio, vitamina A e proteínas, o requeijão light pode ser consumido diariamente, desde que seja apenas uma colher de sopa ao dia. A gordura saturada e o sódio deixam esse alimento perigoso quando ingerido excessivamente. Preste atenção também se há amido de milho na composição, pois esse ingrediente empobrece o valor nutricional.

 

Pelo alto teor de cálcio, o requeijão melhora a composição dos ossos e dentes, atuando também na coagulação do sangue, na regulagem da pressão arterial e prevenção da hipertensão. Trabalha conduzindo os impulsos nervosos e ajudando o bom funcionamento do sistema nervoso, auxiliando na contração do coração e colaborando na secreção dos hormônios.

 

O sistema imunológico também é beneficiado com o requeijão light, em função do cálcio e proteínas. Da mesma forma, pele, cabelos e unhas são protegidos de processos infecciosos.

 

Tome sempre cuidado com o nome “light”, pois indica que, pelo menos, 25% de algum ingrediente foi retirado para diminuir as calorias do produto. Em alguns casos, a edição original pode ser mais benéfica por ser também mais nutritiva. Valorize mais a redução de gordura que, se comparada ao creme de ricota, requeijão tradicional e creme de leite, é bem menor.

 

Receitas saudáveis com requeijão light

Quer adicionar o sabor do requeijão em suas receitas? Confira duas opções para o almoço ou jantar.

 

1. Frango com molho de requeijão

 

Ingredientes:

 

– 500 g de peito de frango desfiado

– 1 caixa de requeijão light

– 1 caixa de creme de leite light

– ½ cebola

– 1 pacote de queijo ralado

– 2 colheres de sopa de manteiga

– 6 fatias de queijo muçarela

Modo de preparo:

Coloque um pouco de sal no frango desfiado e deixe separado. Em outra panela, refogue a cebola na manteiga. Misture o requeijão e o creme de leite e vá mexendo em fogo baixo, sem parar.

 

Junte, aos poucos, o queijo ralado até que a consistência fique cremosa. Coloque o frango na panela e mexa rapidamente para unir os ingredientes.

 

Em uma forma refratária, forre com as fatias de muçarela e asse por cinco minutos, com forno em baixa temperatura. Rende quatro porções.

 

2. Peixe ao molho de requeijão

 

Ingredientes:

 

– 500 g de salmão

– 2 colheres de chá de azeite de oliva

– 1 cebola ralada

– 1 xícara de tomate picado sem pele

– ½ colher de sopa de sal

– ½ xícara de requeijão light

Modo de preparo:

Refogue a cebola no azeite e, depois, adicione o tomate. Quando ferver, coloque o salmão temperado com sal, separando os ingredientes. Tampe e espere 10 minutos. Coloque o peixe no prato. Misture o requeijão ao molho na panela e sirva sobre o peixe.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!