Filhos

Método mãe canguru traz benefícios na recuperação de bebês

Por Redação Doutíssima 10/07/2015

Em 1979, Edgar Rey Sanabria e Hector Martinez, médicos colombianos, implantaram em um hospital de Bogotá o método mãe canguru. Conhecido também como “contato pele a pele”, o procedimento funciona como alternativa ao tratamento neonatal comum, feito especialmente para bebês que nascem com peso baixo.

O nome “canguru” faz alusão ao modo que as mães carregam os filhos, como os marsupiais. O objetivo da mãe canguru é agilizar a liberação da criança do hospital, principalmente aquelas que estão em incubadoras, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), com infecções cruzadas, sem amamentação, poucos recursos tecnológicos ou abandono.

mae canguru

Método que incentiva contato entre mãe e filho aumenta a sensação de proteção. Foto: iStock, Getty Images

A assistência do método canguru é proporcionar o contato pele a pele entre mãe e bebê, aumentando a sensação de proteção e estimulando a cura. Saiba mais.

 

Por que ser uma mãe canguru?

Quando a criança nasce com baixo peso, está naturalmente mais debilitada. Com o contato próximo, mãe e filho conseguem estabelecer um vínculo maior, estimulando a confiança e a segurança.

 

Ambos sentem o toque como algo prazeroso e passam a tornar mais ativo o processo de recuperação. A assistência neonatal é feita de modo crescente, um pouco a cada dia, sem tempo de duração pré-determinado.

 

Para ficar na posição mãe canguru, basta deixar o bebê vestido com poucas roupas em uma posição vertical. Coloque a criança encostada contra o peito da mãe ou do pai. Esse método sempre deve ser feito com acompanhamento médico e orientação. É totalmente seguro e, quando feito em conjunto com uma equipe de saúde, garante resultados positivos.

 

Promover o contato da mãe com o bebê ainda diminui o tempo que eles passam separados, evitando que se estabeleça um período muito longo sem estimular o vínculo. Além disso, o aleitamento materno é facilitado, uma vez que a frequência de convivência entre os dois faz com que durem mais os momentos de alimentação.

 

Após a saída do hospital, que também é acelerada com o método mãe canguru, os pais estão mais confiantes para manusear seu filho com baixo peso. O relacionamento familiar melhora, fortalecendo as conexões neurológicas entre pais e filhos.

 

Nas UTIs, realizar esse procedimento corpo a corpo reduz o número de recém-nascidos no hospital e diminui os riscos de infecção.

 

Quais os benefícios do método mãe canguru?

Uma pesquisa da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, descobriu que quando o recém-nascido e a mãe mantêm um vínculo estreito, com contato direto entre corpos nos primeiros dias de vida, ocorre redução de estresse para o bebê. O impacto disso é sentido tanto no sono como na frequência cardíaca da criança.

 

Entre outros benefícios, o método proporciona melhora na respiração, desobstruindo as vias respiratórias, diminui os riscos de refluxo e controla a temperatura corporal do recém-nascido, essencial para sua recuperação. O sistema imunológico do bebê se fortalece e se desenvolve com a técnica, garantindo uma proteção extra aos anticorpos que a amamentação fornece.

 

O método da mãe canguru pode fazer parte da rotina até que o bebê atinja, aproximadamente, dois quilos. Ele mesmo avisará que já não precisa mais desse contato. Suor, incômodo e subidas pelo corpo da mãe são sinais de já surtiu o efeito necessário.

 

No Brasil, o Ministério da Saúde incentiva a prática, sendo que o Sistema Único de Saúde (SUS) já está oferecendo capacitações aos profissionais para aplicá-la nas maternidades públicas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!